Você está aqui: Página Inicial / Internacionalização

Internacionalização

Sem dúvida um dos pontos mais fortes do PPGLit, e que o diferencia, é a vocação para a internacionalização desde o início de seu funcionamento. Tal aspecto é resultado da formação docente e de sua inserção internacional que naturalmente se desdobram em contatos com universidades fora do Brasil, seja pela apresentação de trabalhos, seja pelo diálogo acadêmico mais estreito, com pesquisadores e centros específicos, seja pelo desenvolvimento de pós-doutorados no exterior. Para que se tenha uma ideia, deve-se destacar que três dos 12 docentes permanentes fizeram pós-doc no exterior em 2013 e/ou 2014: Prof. Jorge Valentim (Universidade do Porto), Profa. Tânia Pellegrini (Universidade de Oxford) e Profa. Carla Ferreira (Universidade de Iowa), como já mencionado na primeira parte desta proposta. No que se refere ao demais esforços de internacionalização, a atuação da Profa. Dra. Tânia Pellegrini é exemplar; além dela, a de todos os outros docentes, em maior ou menor grau, também é relevante, como se percebe pela breve descrição dos currículos de cada um na primeira parte desta proposta.

De outro lado, em termos institucionais, o perfil voltado para a internacionalização é consequência dos esforços de aproximação com centros no exterior feitos pelo Programa, incentivados pela própria política de internacionalização da universidade na qual se insere o PPGLit, sobretudo aquela promovida pela PROPG. As ações de internacionalização do PPGLit podem ser compreendidas a partir de 4 dimensões: (i) atuação junto a alunos estrangeiros; (ii) realização de pesquisas pelos docentes no exterior e intercâmbio de pesquisadores – detalhados em “Intercâmbios Internacionais” ; (iii) coordenação de programas especiais por parte dos docentes do PPGLit; (iv) acordos de cooperação.

1. Atuação Junto a Alunos Estrangeiros - Mobilidade In para Estudantes 

2. Alunos do Programa no Exterior

3. Realização de Pesquisas dos Docentes no Exterior - Mobilidade Out para Docentes do PPGLit e Mobilidade In para Docentes Estrangeiros

4. Coordenação de Projetos Especias por Parte dos Docentes do PPGLIT

5. Convênios e Acordos de Cooperação