Estrutura Curricular

Disciplinas Obrigatórias¹

Seminário de teorias e exercício critico

(Mestrado, 4 créditos)

Ementa

O objeto dos estudos literários. As teorias críticas e sua aplicação no trabalho acadêmico. O escopo da pós-graduação: revisão bibliográfica, pergunta de pesquisa, hipótese de trabalho, metodologia, inovação, contribuição para o debate na área.

Objetivos

Fornecer elementos para desenvolver reflexões sobre o objeto dos estudos literários, o lugar da teoria na dissertação acadêmica, permitindo uma melhor compreensão dos conceitos mobilizados. Discutir o objeto dos estudos literários, de acordo com diferentes abordagens teóricas. Debater o alcance e os limites das dissertações de mestrado: revisão bibliográfica, discussão de uma questão, inovação, contribuição para o debate na área. Discutir a pertinência da fundamentação teórica e metodológica escolhida para determinado objeto. Propor a discussão e a reelaboração dos projetos de mestrado dos discentes.

Bibliografia:

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2007.
DIONE, Jean. A construção do saber. São Paulo: Artmed, 1999.
FOUCAUL, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, Renato Cordeiro & MARGATO, Izabel (Org.). O papel do intelectual hoje. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2004.
OLIVEIRA, Paulo de Salles. Metodologia das ciências humanas. São Paulo: HUCITEC, 2001.
SEVERINO, António Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.
SANTIAGO, Silviano. O cosmopolitismo do pobre. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2004.
SPECTOR, Nelson. Manual para a redação de tese, projetos de pesquisa e artigos científicos. São Paulo: Guanabara, 2001.
VIEIRA, Sônia. Como escrever uma tese. São Paulo: Atlas, 1998.

Disciplinas Optativas²

Linha 1: Literatura, história, cultura e sociedade

Literatura, história e pensamento social

Ementa

Pensamento social e suas definições. Relações da literatura com valores, ideologias e práticas culturais em cada momento histórico. Diferenças temáticas e estilísticas em autores e obras escolhidos referentes ao problema.h2

Objetivos

Aprofundar o conhecimento de autores e obras, tanto poéticas como ficcionais, analisando e interpretando neles as marcas formal e tematicamente constituídas de fatores ligados ao pensamento social, entendido como o conjunto de valores, ideologias e práticas culturais, presentes em cada sociedade e momento histórico; reconhecer a relevância das diferenças temáticas e estilísticas concernentes ao problema, nos diversos contextos histórico-culturais abordados; identificar e comparar as variações da problemática em foco, tanto na historiografia literária como na fortuna crítica de autores e obras.

Bibliografia:

ABDALLA Jr., Benjamin. De vôos e ilhas: literatura e comunitarismos. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
ABDALLA Jr., Benjamin. Literatura, história e política. Literaturas de língua portuguesa no século XX. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.
ANDERMANN, Jens. Mapas de poder: Una arqueología literaria del espacio argentino. Rosario: Beatriz Viterbo, 2000.
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
BLANCO AGUINAGA, Carlos; RODRIGUES PUÉRTOLAS, Julio; ZAVALA, Iris. Historia social de la literatura española. Madrid: Akal, 2000.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
______. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
______. Ideologia e contraideologia. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
BRADBURY, Malcolm RULAND, Richard. From Puritanism to Postmodernism - A History of American Literature. New York, Penguin Books, 1991.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Ouro sobre azul, 2014.
CANDIDO Antonio. Formação da literatura brasileira. São Paulo: Ouro sobre azul, 2014.
CASTELLO, José Aderaldo. A literatura brasileira – Origens e unidade. São Paulo: Edusp, 1999.
CARTER, Ronald and McRAE, John. The Routledge History of Literature in English. London: Routledge, 2001.
CASTRO, Américo. España en su historia. Ensayos sobre historia y literatura. (Obra reunida, vol.3). Madrid: Trotta, 2004.
CHAVES, Rita. Angola e Moçambique. Experiência colonial e territórios literários. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.
CHIAPPINI, Lígia; AGUIAR, Flávio W. (Orgs.) Literatura e história na América Latina. São Paulo: Edusp, 1993.
CORNEJO POLAR, Antonio. O Condor voa: Literatura e cultura na América Latina. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.
COUTINHO, Afrânio (Org.). A literatura no Brasil. São Paulo:Global, 2003, 6 v.
EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. São Paulo: Editora da Unesp, 2005.
FREYRE, GILBERTO. Casa Grande & Senzala. São Paulo: Global, 2006.
GRAY, Richard . A History of American Literature. Massachusetts: Blackwell Publishing, 2004.
HAUSER, Arnold. História social da literatura e da arte. São Paulo: Mestre Jou, 1985.
LIMA, Luis Costa. O controle do imaginário e a afirmação do romance. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MORETTI, Franco (Org). A cultura do romance. São Paulo: Cosac Naif, 2009.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
JITRIK, Noé (org.). Historia crítica de la literatura argentina. Buenos Aires: Emecé, 12 tomos, várias datas.
LOPES, Oscar. A busca de sentido. Questões de literatura portuguesa. Lisboa: Caminho, 1996.
MAINER, José Carlos. Historia, literatura, sociedad (y una coda española). Madrid: Biblioteca Nueva, 2009.
MIGNOLO, Walter. Histórias locais / projetos globais. Colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: EDUFMG, 2003.
MORENO, Cesar Fernandez (org.). América Latina em sua literatura. São Paulo: Perspectiva, 1979.
PERRONE-MOYSÉS, Leyla. Vira e mexe, nacionalismo – Paradoxos do nacionalismo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
PIZARRO, Ana (Org.). América Latina: palavra, literatura e cultura. Campinas: Unicamp- Memorial, 1993, 3 v.
RAMA, Angel. Transculturación narrativa en América Latina. México: Siglo XXI, 1982.
______. Literatura, cultura, sociedad en América Latina. Montevidéu: TRILCE, 2006.
REIS, Carlos. História crítica da literatura portuguesa. Lisboa: Verbo, 2005. 9 vol.
RICO, Francisco (dir.) Historia y crítica de la literatura española. Barcelona: Crítica, 2000. (vários tomos)
ROMERO, Sílvio. História da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1949, 5.v.
SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis. São Paulo: Duas Cidades, Ed. 34, 2000.
______. Que horas são? São Paulo: Companhia das Letras, 1987. Literatura e indústria cultural

Literatura e Representação

Ementa

Apresentação e problematização de conceitos de representação para a literatura; a representação em diferentes momentos históricos.

Objetivos

Estudar autores e obras, tomando conceitos de representação e suas implicações, tanto nos aspectos teóricos quanto analíticos, em contextos socioculturais e históricos determinados. Reconhecer a relevância das diferenças temáticas e estilísticas concernentes ao problema, nos diversos contextos abordados.

Bibliografia:

ADORNO, Theodor W. Notas de Literatura. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2006.
ADORNO, Theodor W. Minima moralia. São Paulo: Ática, 1992.
AUERBACH, Eric. Mimesis. A representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 1976.
BAKTHIN, Mikhail. Questões de literatura e estética (A teoria do romance). São Paulo: Edunesp/Hucitec, 1988.
BECKER, Colette. Lire le réalisme et le naturalisme. Paris: Armand Colin, 2005.
BECKER, George J. Realism in Modern Literature. New York: Frederick Ungar Publishing Co., 1980.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas – Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1986.
CASTRO, Américo. Obras reunidas. Madrid: Editorial Trotta, 2002. (3 vol.)
CHARTIER, Pierre. Introduction aux grandes théories du roman. Paris: Bordas, 1990.
EAGLETON, Terry. The Ideology of Aesthetic. Oxford: Blackwell, 1990.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
GLAUDES, Pierre. La représentation dans la littérature et les arts. Toulouse: Presses Universitaires du Mirail, 1999.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Modernização dos sentidos. São Paulo: Editora 34, 1998.
HAUSER, Arnold. História social da literatura e da arte. São Paulo: Mestre Jou, 1985.
LIMA, Luís Costa. Vida e mimesis. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
LIMA, Luís Costa. Mimesis: Desafio ao pensamento. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2000.
LIMA, Luis Costa. O controle do imaginário e a afirmação do romance. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
LUKÀCS, George. Problemas del Realismo. México: Fondo de Cultura Económica,1966.
MORETTI, Franco (Org). A cultura do romance. São Paulo: Cosac Naif, 2009.
PITKIN, Hanna Fnichel. The concept of representation. Berkeley: University of California Press, 1967.
RICO, Francisco. Figuras con paisaje. Barcelona: Destino, 2009.
RICO, Francisco. Estudios de literatura y otras cosas. Barcelona: Imago Mundi, 2002.
RIFFATTERRE, Michael. Fictional Truth. Baltimore; London: Johns Hopkins University Press, 1990.
TODOROV, Tzvetan (org.). Literatura e realidade – Que é o Realismo? Lisboa: Publicações Don Quixote, 1984.
WATT, Ian. A ascensão do romance. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.

Literatura, diferenças e desigualdades

Ementa

Os conceitos de diferença e desigualdade (etnia, gênero, faixa etária, classe social, religião). Representação dessa problemática em autores e obras em contextos socioculturais e históricos distintos. Análise de procedimentos expressivos e temáticos relativos à questão.

Objetivos

Aprofundar o conhecimento de autores e obras, tomando os conceitos de diferença e desigualdade, suas aplicações e implicações, tanto nos aspectos teóricos quanto analíticos. Reconhecer as aproximações e as diferenças temáticas e estilísticas concernentes ao problema, nos diferentes contextos abordados (etnia, gênero, faixa etária, classe social, religião).

Bibliografia:

AGUIAR, Neuma. Desigualdades sociais, redes de sociabilidade e participação política. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2007.
ALMEIDA, Miguel Vale. Senhores de si. Uma interpretação antropológica da masculinidade. Lisboa: Fim de Século, 2000.
BANNON, Ian & CORREIA, Maria C. (ed.). The other half of gender: men’s issue in development. Washington : The World Bank, 2006.
BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
CÂNDIDO, Antônio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades; Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. Trad.: Perola de Carvalho, Maria Beatriz M. N. da Silva, Pedro Leite Lopes. São Paulo: Perspectiva, 2009.
JUNQUEIRA, Lilia. Desigualdades sociais e telenovelas. Reações ocultas entre ficção e reconhecimento. São Paulo: Annablume, 2009.
KOETHE, Flávio. A narrativa trivial. Brasília: Editora da UnB, 1994.
LINS, Ronaldo Lima. Violência e Literatura. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Altas literaturas. Escolha e valor na obra crítica de autores modernos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
PETERSON, Michel. Estética e política no romance contemporâneo. Trad.: Ricardo Iuri Canko. Porto Alegre: Editora da UFRG, 1995.
QUEEN, Carol & SCHIMEL, Lawrence. Pomosexuals: challenging assumptions about gender and sexuality. San Francisco, California : Cleis, 1997.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. O local da diferença. Ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: Editora 34, 2005.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar?Trad.: Sandra Regina G. Almeida, Marcos Pereira Feitosa e André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
TODOROV, Tzvetan. Memória do mal, tentação do bem. Indagações sobre o século XX. Trad.: Joana Angélica DÁvila Melo. São Paulo: Arx, 2002.
VALENCIA, María Cristina Palacio & HOYOS, Ana Judith Valencia. La identidade masculina: um mundo de inclusiones y exclusiones. Manizales, Colombia: Universidad de Caldas, 2001.

Literatura: a modernidade, os modernismos, o contemporâneo

Ementa

Modernidade e modernismo. Ironia e Analogia. Criação e autorreflexão. Ruptura, invenção e tradição. Esgotamento das vanguardas. Leituras do cânone e escritores críticos. Metalinguagem e memória. Pensamento, paisagem e criação. Pós-utopia na literatura contemporânea. Subjetividade e corpo. Linguagem e experiência. Memória.

Objetivos

O objetivo da disciplina é oferecer discussões acerca da modernidade literária, estabelecendo diferenças entre este conceito, a noção de moderno e os modernismos. Visa, ainda, abordar, por meio de textos literários e críticos, os procedimentos da analogia, ironia e a intensificação dos processos metalinguísticos e auto-reflexivos que se instauram na linguagem literária a partir de meados do século XIX. Pretende-se, com isso, fornecer meios para que a discussão abarque tanto os processos de invenção, quanto a leitura do cânone, a ascensão e declínio das vanguardas e a emergência, no final do século XX, de formas que se assentam nas relações entre corpo, linguagem e subjetividade, marcadas pela experiência e pela renovação e/ou manutenção das formas da tradição, tendo como constante a mediação da memória.

Bibliografia:

BARBOSA, J. A. As Ilusões da modernidade. In: Ilusões da Modernidade. São Paulo: Perspectiva, 1986, p. 13-38.
BENJAMIN, W. Sobre a história. In: Magia e técnica, arte e política. Obras Completas. São Paulo: Brasiliense, 1996.
______. Um lírico no auge do capitalismo. Alguns temas de Baudelaire. Obras Completas. São Paulo: Brasiliense, 1996, 2o volume.
BERARDINELLI, A. As fronteiras da poesia. As muitas vozes da poesia moderna. In: Da Poesia à Prosa. São Paulo: CosacNaify, 2007, p.7-41.
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo do espírito. Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
______. Memória e vida. Tradução: Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Tradução: Leyla Perrone Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
______. The infinite conversation. Translation and foreword Susan Hanson. Theory and History of Literature, vol. 82. Minnesota: Minnesota Press, 2003.
______. A literatura e o direito à morte. Tradução: Paulo Naves. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
BORGES, J.L. Esse ofício do verso. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, 9-20.
______. Kafka y sus precursores. In: Obras Completas. Buenos Aires, Alfaguara [1982].
CAMPOS, H. A Arte no Horizonte do Provável. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1977.
______ . Poesia e modernidade. Da morte do verso à constelação: o poema pós-utópico. O Arco Íris Branco. São Paulo: Ed. Imago, 1997.
COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2013.
Disponível em e-book:
http://www.travessa.com.br/eBook_POETICA_E_FILOSOFIA_DA_PAISAGEM/eBook/df8af84b-98ff-4a0c-a6d3-6d501a7aa2f0 )
COMPAGNON, A. O trabalho da citação. Belo Horizonte: Ed UFMG, 2007.
DEGUY, Michel. Reabertura após obras. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.
EIRAS, P. “O que é a poesia?”. In:______. A lenta volúpia de cair. Porto: Edições Quasi, 2007, p.13-25.
DERRIDA, Jacques. “Fidelidade a mais de um. Merecer herdar onde a genealogia falta. In:
Friedman, Susan Stanford. “Definitional Excursions: The Meanings of Modern/ Modernity/ Modernism”, Modernism/Modernity 3 (2001): 493-513
Friedman, Susan Stanford, “Periodizing Modernism: Postcolonial Modernities and the Space/time Borders of Modernist Studies”, Modernism/Modernity 13 (2006): 425-443
FRIEDRICH, Hugo. A Estrutura da Lírica Moderna. São Paulo: Duas Cidades, 1978.
OTTONI, Paulo. Tradução manifesta: double bind & acontecimento. Campinas: Editora da Unicamp/ São Paulo: EDUSP, 165-198ELIOT, T.S. A função social da poesia. In: Poesia e Talento Individual[sd,sl].
HAMBURGER, M. A verdade da poesia. São Paulo: CosacNaify, 2007.
LONGENBACH, J. The Art of Poetic Line. Minnesota: Grawywolf Press, 2008.
MELO E CASTRO, E. In-novar. Porto: Plátano Editora, 1977.
NANCY, Jean-Luc. A resistência da poesia. Lisboa: Vendaval, 2005.
(https://pt.scribd.com/doc/181248191/Jean-Luc-Nancy-Resistencia-da-poesia)
______. “Fazer, a poesia. In: Alea, ALEA | Rio de Janeiro | vol. 15/2 | p. 414-422 | jul-dez 2013. Tradução: Maurício Mendonça Cardoso et al.
(http://www.scielo.br/pdf/alea/v15n2/10.pdf ).
______. Corpus. Lisboa: Veiga Editora, 2001.
(http://monoskop.org/images/a/a6/Nancy_Jean_Luc_Corpus_2000.pdf)
NESTROVSKI, A. As Ironias da Modernidade. São Paulo:
http://www.jornaldepoesia.jor.br/gre02.html (Crítica de Ironias da Modernidade – Arthur Nestrovksi)
PAZ, O. O Arco e a Lira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982, p. 15-58.
______. Os filhos do barro. São Paulo: Cosac & Naify, 2013.
PERRONE-MOISÉS, L. Altas Literaturas. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 19-60.
PINTO, Débora Morato. Consciência e modernidade. Martins Fontes, 2013. Coleção: Filosofias, o prazer de pensar.
POGGIOLI, Renato. Teoria del arte de vanguardia. Trad. Rodolfo Mata. Ciudad del México: Universidad Autonoma del Mexico. 2011.
RICOUER, Paul. O percurso do reconhecimento. São Paulo: Loyola, 2006.
VALÉRY, P. Poesia e Pensamento Abstrato. In: Variedades. São Paulo: Iluminuras, 1999, p. 193-210.

Linha 2: Literatura, linguagens e meios

Literatura e meios audiovisuais

Ementa

Conceito de narrativa como gênero transdisciplinar. Aspectos teóricos relacionados às influências recíprocas entre literatura e os meios audiovisuais. Procedimentos e recursos da transposição (adaptação, tradução, transcriação) de narrativas literárias para audiovisuais e vice-versa. Procedimentos expressivos e temáticos da transposição. Aspectos socioculturais envolvidos no entrelaçamento de narrativas audiovisuais e literárias.

Objetivos

Refletir sobre as relações entre a literatura e os meios audiovisuais, apoiando-se no conceito de narrativa como gênero transdisciplinar; entender os aspectos teóricos relacionados às influências recíprocas desses meios, no que tange os recursos temáticos e formais de cada um deles; estudar procedimentos e recursos da transposição de narrativas literárias para audiovisuais e vice-versa; analisar os procedimentos expressivos dessa transposição; discutir os aspectos socioculturais envolvidos no entrelaçamento das narrativas audiovisuais e literárias; analisar autores e obras, apreendendo suas aproximações e distanciamentos.

Bibliografia:

AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 1982
ALMEIDA SALLES, C. Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Annablume/Fapesp, 1998.
ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual. São Paulo: Pioneira/EDUSP, 1980.
AUMONT, Jacques; Gaudreault, André (Org.). Nouvelles approches de l´histoire du cinéma. Paris: Sorbonne, 1989.
BARTHES, Roland. Elementos de Semiologia. São Paulo: Cultrix, 1996.
BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
BUCCI, Eugênio e Kehl, Maria Rita. Videologias. São Paulo: Boitempo, 2004.
CAMPOS, H. Metalinguagem & outras metas. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004
COSTA, Cristina. Ficção, comunicação e mídias. São Paulo: Senac, 2001.
CLERC, Jeanne-Marie. Littérature et cinéma. Paris: Nathan, 1993.
GODARD, Jean Luc. Introdução a uma verdadeira história do cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
GUIMARÃES, César. Imagens da Memória: entre o legível e o visível. Belo Horizonte: UFMG, 1997.
HAMBURGUER, Esther. O Brasil antenado: a sociedade da novela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
KRACAUER, Siegfried. O ornamento da massa. São Paulo: Cosac e Naify, 2009.
LEITÃO, Luiz Ricardo. A dónde va la telenovela brasileña? La Habana: Editorial de Ciencias Sociales, 2001.
LOPES, Maria Immacolata; BORELLI, Sílvia Helena (Orgs.). Vivendo com a telenovela. São Paulo: Summus Editorial, 2002.
MACIEL, Luiz Carlos. O poder do clímax: fundamentos do roteiro de cinema e TV. Rio de Janeiro: Record, 2003.
MARTÍN-BARBERO, Jesus; REY, Germán. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: Senac, 2004.
MARTÍN-BARBERO, JESUS. Dos meios às mediações - Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2001.
MATTELART, Armand; MATTELART, Michelle. O carnaval das imagens: a ficção na TV. São Paulo: Brasiliense, 1999.
NOVAES, Adauto (Org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
OLIVEIRA, Marinyze Prates. E a tela invade a página. Salvador: Fundação Cultural do Estado, 2004.
ORTIZ, Renato; BORELLI, Sílvia Helena; RAMOS, José Mário O. Telenovela: história e produção. São Paulo: Brasiliense, 1991.
PELLEGRINI, Tânia; Xavier, Ismail et alii. Literatura, Cinema e Televisão. São Paulo: Senac, 2003.
REIMÃO, Sandra. Livros e televisão: correlações. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.
SIMÕES, Inimá. A nossa TV brasileira. São Paulo: Senac, 2003.
SOUZA, Lícia Soares. Literatura e cinema: traduções intersemióticas. Salvador: Ed. da Universidade Estadual da Bahia, 2009.
SOUZA, Maria Carmen Jacob. Telenovela e representação social. Rio de Janeiro: E-papers, 2004.
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2000.
STAM, Robert. Bakhtin: da teoria literária à cultura de massa. São Paulo: Ática, 1992
XAVIER, Ismail. O cinema no século. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
XAVIER, Ismail. O olhar e a cena. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
WOLTON, Dominique. Elogio do grande público: uma teoria crítica da televisão. São Paulo: Ática, 1996.

Literatura e Mercado Editorial

Ementa

Caracterização e análise das formas de publicação dos materiais literários, considerando processos de criação, preparo e publicização: mediação editorial, festivais, saraus, prêmios, feiras, entre outras formas de estabelecimento das trocas que constituem a literatura hoje, nas suas expressões fomentadas pela logística corporativa e também nas de caráter independente, artesanal ou marginal.

Objetivos

focalizar a mediação editorial como constitutiva da produção de sentidos na difusão de materiais literários e ainda: i) conhecer mecanismos técnicos e institucionais de produção dos livros e de outros objetos editoriais e artísticos em que se inscrevem as manifestações literárias; ii) examinar aspectos da conjunção de processos criativos e executivos na produção e distribuição dos objetos culturais; iii) refletir sobre a noção de manifestação literária com base nas formas historicamente delimitadas de atribuição de valor.

Bibliografia:

ABREU, Márcia (org). Trajetórias do romance - circulação, leitura e escrita nos séculos XVIII E XIX. Campinas: Mercado de Letras, 2008.
BAUDRILLARD, Jean. Para uma enconomia política do signo. Trad. Aníbal Alvez. Rio de Janeiro: Elfos; Lisboa: Edições 70, 1995.
BECKER, Howard S. Arts Worlds. Berkley, Los Angeles, London: University of California Press; 25th Anniversary edition, Updated and Expanded edition, 2008. [Os mundos da arte. Trad. Lisboa: LivrosHorizonte, 2010]
BOURDIEU, P. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Trad. Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
CANFORA, Luciano. Livro e liberdade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
CASANOVA, Pascale. República Mundial das Letras. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
CATELLI, Nora. Materialidades (pos)coloniales y de la (de)colonialidad latinoamericana. Org. Laura Catelli y María Elena Lucero. Rosario: UNR Editora, 2014. Disponível em https://drive.google.com/file/d/0B6SivRdCYV3jTTgySUszMDFHMUE/view
CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. Trad. George Schlesinger. São Paulo: Editora da Unesp, 2014.
DARTON, Robert. Os intermidários esquecidos da literatura. In DARTON. O beijo de Lamourette – mídia, cultura e revolução. Trad. Denise Botman. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
EPSTEIN, Jason. (2001) O negócio do livro– passado, presente e futuro do mercado editorial. Trad. Zaida Maldonado. Rio de Janeiro: Record, 2002.
EARP, Fábio Sá & KORNIS, George. A economia da cadeia produtiva do livro. Rio de Janeiro: BNDES, 2005.
FERREIRA, Jerusa Pires (org.). Cláudio Giordano. Edição Magaly Fernandes, Sonia Montone, Carla Fontana & Fábio Larsson. São Paulo: ComArte/ EDUSP, 2003. (Coleção editando o editor, 6).
______ . Jorge Zahar. São Paulo: ComArte/ EDUSP, 2001. (Coleção editando o editor, vol. 5).
______ . Arlindo Pinto de Souza. Edição André Lima, José Ivaldo Gonçalves & Mine Akiyoshi. São Paulo: ComArte/ EDUSP, 1995. (Coleção editando o editor, 4).
______ . Ênio Silveira. Edição Marta Assis de Almeida, Magali Fernandes & Mirian Senra. 1ª reimpressão. São Paulo: ComArte/ EDUSP, 2002. (Coleção editando o editor, vol. 3).
_______ . Flávio Aderaldo. Edição Conceição Cabrini & Maria do Carmo Guedes. ­­São Paulo: ComArte/ EDUSP, 1992. (Coleção editando o editor, vol.2).
_______ . J. Guinsburg. Vol 1. São Paulo: ComArte/ EDUSP, 1989. (Coleção editando o editor, vol. 1).
LESSING, Lawrence. Remix. Making art and commerce thrive in the hybrid economy.
Great Britain: The Penguin Press, 2008.
MOLLIER, Jean-Yves. O dinheiro e as letras: história doc apitalismo editorial. Vários tradutores. São Paulo: Edusp, 2010.
MUNIZ, Cellina (org.). Fanzine: autoria, subjetividade e invenção de si. Fortaleza: Edições UFC, 2010.
MUNIZ Jr, José de Souza. Edição como objeto, edição como metáfora: o estudo dos processos de produção simbólica na obra de Howard S. Becker. Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013. Disponível emhttp://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/resumos/R8-0200-1.pdf
RANCIÈRE, Jaques. A partilha do sensível. Trad. Mônica Costa Netto, 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2009.
REIMÃO, Sandra. Literatura policial brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
SCORTECCI João; PERFETTI, Maria Esther Mendes. Guia do Profissional do Livro - informações importantes para quem quer escrever e publicar um livro. 16 ed. São Paulo: Scortecci, 2014.
SALLES, Marcelo Yamashita. Plínio Coêlho. São Paulo: Edusp, Com Arte, 2013. (Coleção Editando o editor, vol.8)
SCHWARCZ, Lilia Moritz. A longa viagem da biblioteca dos reis– do terremoto de Lisboa à Independência do Brasil.Com Paulo César Azevedo & Ângela Marques da Costa. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
SORÁ, Gustavo. Traducir en Brasil - una antropologia de la circulacion internacional de ideas. Buenos Aires: Libros del Zorzal, 2003.
THOMPSON, John. Mercadores de Cultura. Trad. Alzira Allegro. São Paulo: Ediotra da Unesp, 2013.
UNESCO. Reading in the mobile era – a study of mobile reading in developing countries. Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 2014. Disponível emhttp://unesdoc.unesco.org/images/0022/002274/227436e.pdf
VICENTINI, Raquel Maygton. Samuel Leon. São Paulo: Edusp, Com Arte, 2010 (Coleção Editando o editor, vol. 7).

WOODMANSEE, Martha. The Author, Art, and the Market – rereading the history of aesthetics. New York: Columbia University Press/ The Social Foundations of Aesthetic Forms Series, by Jonathan Arac (editor), 1994.

Literatura e artes visuais

Ementa

Literatura e artes visuais. História e linguagens artísticas. Relações entre textos visuais e literários, sob as mais diversas abordagens teórico-críticas. Arte contemporânea e novas perspectivas diálogo com a literatura.

Objetivos

Fornecer subsídios para a compreensão das relações históricas entre processos de criação na literatura e nas artes visuais, a partir do estudo de textos teórico-críticos voltados tanto para a compreensão histórica dos diálogos a serem estabelecidos, quanto para as relações entre a linguagem literária e a visual.

Bibliografia:

ARGAN, Giulio. Arte Moderna. Tradução: Denise Bottmann e Frederico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
BRETON, André. Nadja. Tradução: Ernesto Sampaio. São Paulo: Gallimard, 1971.
CÍCERO, Antonio. Forma e Sentido Contemporâneo (org). Rio de Janeiro: Eduerj, 2012.
FERREIRA, Glória. COTRIM, Cecília. Escritos de artistas: 60/70. Rio Janeiro: Zahar, 2013.
FRAYSE-Pereira. Arte, dor: inquietudes entre estética e psicanálise. São APulo: Ateliê Editorial, 2010.
JAKOBSON, Roman. My futurist years. Trad. Stephen Rudy. New York: Marsilio Publishers, 1992.
MACIEL, Maria Esther. As ironias da ordem. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
MAMMÍ, Lorenzo. O que resta: arte e crítica de arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
MILÁN-RAMOS, J. Guillermo & LEITE, Nina (orgs.). EntreAto: o poético e o analítico. Campinas: Mercado de Letras/FAPESP, 2011
NAVES, Rodrigo. A forma difícil: ensaios sobre arte brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
NOVAES, Adauto. O olhar. (Ensaios Selecionados). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
______ . O desejo. (Ensaios Selecionados). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
______ . Arte pensamento. (Ensaios Selecionados). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
______. Os sentidos da paixão. (Ensaios Selecionados). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
PERLOFF, Marjorie. O momento futurista. Tradução: Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Edusp, 1993.
POGGIOLI, Renato. Teoria del arte de vanguardia. Trad. Rodolfo Mata. Ciudad del México: Universidad Autonoma del Mexico. 2011.
ROSA, Hartmut. Social Acceleration: Ethical and Political Consequences of a Desynchronized High Speed Society. Scheuermann, William (editors) High Speed Society, Pennsylvania, Pennsylvania State University Press, 2008, p.77-112.
VÍRILIO, Paul. Negative Horizon, New York/London, 2nd reprint.
______. Armitage, John (1999) From modernism to hypermodernism and beyond. An interview with Paul Virilio, in Theory, Culture & Society. SAGE, London, Thousand Oaks and New Delhi, Vol. 16 (5, 6), 25-55.

Suportes de inscrição e meios de circulação do literário

Ementa

Caracterização e análise dos variados suportes de inscrição meios de circulação da literatura. Reflexão sobre os usos e desenvolvimento dos suportes e meios ao longo da história. O papel desses meios e suportes na construção, reconstrução e questionamento do valor literário.

Objetivos

O objetivo desta disciplina é fornecer aos alunos meios para avaliar as interfaces entre a literatura e sua circulação nos variados suportes de inscrição e meios de circulação, considerando, sobretudo, as atuais relações das manifestações literárias em meios digitais.

Bibliografia:

BAUDRILLARD, Jean. Senhas. Trad. Maria Helena Kühner,2 ed. Rio de Janeiro:
DIFEL, 2007.
BURKE, Peter; PO-SHIA HSIA, R. (orgs.) A tradução cultural. Trad.Roger Maioli dos Santos. São Paulo: Unesp, 2009.
CHARTIER, Roger. (1999) Cultura escrita, literatura e história. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: ARTMED, 2001.
_____ . Inscrever e apagar– cultura escrita e literatura(séculos XI – XVIII). Trad. Luzmara C. Ferreira. São Paulo: Editora da Unesp, 2007.
DARNTON, Robert. A questão dos livros – passado, presente e futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
DE CERTEAU, Michel. (1990)A invenção do cotidiano: Artes de fazer.Trad. Ephraim Alves. Vol. 1. 10 ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac & Naif, 2007.
JEAN, Georges. A escrita: memória dos homens. Trad. Lídia da Motta Amaral. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
JOHNSON, Steven. (1997) A cultura da interface. Trad. Maria Luiza Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
KOELLREUTTER, Hans-Joachim." Sobre o valor e o desvalor da obra de arte", Estudos Avançados, vol. 13, n. 37, dez. 1999. São Paulo, Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Dossiê Memória.
MATTELART, Armand. Diversidade cultural e mundialização. Trad. Marcio Marcionilo.São Paulo: Parábola, 2005.
SAES, Sílvia Faustino de Assis. Percepcão e imaginação. Org. Marilne Chauí; Juvenal Savian Filho. São Paulo: Martins Fontes, 2010. Colecão Filosofia: o prazer de pensar, vol.6.
WOODMANSEE, Martha & JASZI, Peter (eds.). (1994) The Construction of authorship – textual appropriation in law and literature. 3rd. printing. London: Duke University Press, 2006.
WOODMANSEE, Martha. The author, art, and the market – rereading the history of aesthetics. New York: Columbia University Press/ The Social Foundations of Aesthetic Forms Series, by Jonathan Arac (editor), 1994.

Comuns às duas linhas de pesquisa

Teorias Críticas

Ementa

Perspectivas histórico-crítica e comparativa de teorias críticas da literatura a partir do século XX. Análise dos pressupostos metodológicos de teorias críticas da literatura. Análise de suas repercussões e/ou derivações no momento presente.

Objetivos

Fornecer elementos para que seja possível desenvolver uma consciência teórico-crítica a respeito do próprio trabalho de pesquisa, refletindo sobre as principais teorias críticas da literatura que vigoraram desde o século XX, em perspectiva histórica, comparativa ou crítica; examinando seus pressupostos metodológicos e analisando suas repercussões e/ou derivações no momento presente.

Bibliografia:

ADORNO, Theodor. Notas de Literatura I. São Paulo: Duas Cid Pretendeades/34 Letras, 2003.
ARISTÓTELES. Poética. Lisboa: Imprensa Nacional, 1990 (Ed. comentada Prof. Eudoro de Souza).
AUERBACH, Eric. Mimesis – A representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 1976.
BAKHTIN, MIKHAIL. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Editora Unesp/Hucitec, 1988.
BENJAMIN, Walter. Obras completas I, II, III. São Paulo: Brasiliense, 1988.
BARROS, Diana Luz. Pessoa . Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 1990.
BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. São Paulo: Cultrix, 1971.
BARTHES, Roland et alii. Análise estrutural da narrativa. Petrópolis: Vozes, 1973.
BARTHES, Roland. O grau zero da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso-comum. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1999.
CORTINA, Arnaldo; MARCHESAN, Renata Gonzaga. Razões e sensibilidade. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2004.
CULLER, Jonathan. Sobre a desconstrução: teoria e crítica do Pós-estruturalismo. São Paulo: Rosa dos Ventos, 1997.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2005.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
EAGLETON, Terry. Marxismo e crítica literária. Porto: Edições Afrontamento, 1976.
EAGLETON, Terry; MILNE, Drew (Org.). Marxist Literary Theory: a reader. Oxford: Blackwell Publishers, 1996.
EVERAERT-DESMEDT, Nicole. Semiótica da narrativa. Livraria Almeidinha, 1984.
FONTANILLE, Jacques. Semiótica do Discurso. Editora Contexto, 2007.
GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.
HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro, Imago, 1991.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Ed. 34, 1996. 2 v.
LENTRICCHIA, Frank e McLaughlin, Thomas. Critical Terms for Literary Study. Chicago: The University of Chicago Press, 1990.
LIMA, Luiz Costa (Org.). A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.
JAUSS, Hans Robert. História da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.
JAMESON, Fredric. O inconsciente político: a narrativa como ato socialmente simbólico. São Paulo: Ática, 1992.
JAMESON, Fredric. Marxismo e forma: teorias dialéticas da literatura no século XX. São Paulo: Hucitec, 1985.
LENTRICCHIA, Frank; MCLAUGHLIN, Thomas. Critical Terms for Literary Study. Chicago: The University of Chicago Press, 1990.
LUKÀCS, Georg. A teoria do romance. São Paulo: Editora 34, 2000.
NIAL, Lucy (Ed.). Postmodern Literary Theory – An Anthology. Oxford: Blackwell Publishers, 2000.
RICOEUR, Paul. O conflito das interpretações. Rio de Janeiro: Imago, 1978.
Welleck, R. e Warren, A. Teoria da literatura e metodologia dos estudos literários. São Paulo: Martins Fontes, 2003.SARTRE, Jean Paul. Que é a literatura? São Paulo: Ática, 1999.
TOLEDO, Dionísio de Oliveira (Org.). Teoria da Literatura: formalistas russos. Porto Alegre: Editora Globo, 1978.
WILLIAMS, Raymond. Marxismo e Literatura. São Paulo: Zahar, 1979.
WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave. São Paulo: Boitempo, 2007.
ZIZEK, Slavoy. Looking awry: An Introduction to Lacan through Popular Culture. Cambridge Mass & London: MIT Press, 1991.

Literatura e indústria cultural

Ementa

O conceito de indústria cultural (Adorno; Horkheimer) e sua problematização por outros autores. Transformação dos modos de produção da literatura na contemporaneidade. Relação com as tecnologias ligadas à comunicação. Relações da literatura com a mídia e o mercado. O leitor nas sociedades pós-modernas.

Objetivos

Analisar e interpretar textos literários, buscando neles marcas formais e temáticas ligadas às relações entre a literatura e a indústria da cultura, partindo do conceito de indústria cultural (Adorno e Horkheimer) e sua problematização por outros autores; entender, assim, a transformação gradativa dos modos de produção da literatura na contemporaneidade, devidas não só, mas também ao desenvolvimento das tecnologias ligadas à comunicação; perceber as fortes relações e o diálogo da literatura com a mídia e o mercado nas sociedades ditas pós-modernas; refletir sobre as relações entre o processo de formação e transformação do leitorado e as formas contemporâneas de produção e consumo da literatura.

Bibliografia:

ADORNO, Theodor. A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. In: ___.Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.
ABREU, Márcia. Os caminhos dos livros. Campinas: Mercado de Letras/Fapesp, 2003.
AVERBRUCK, Ligia (Org.). Literatura em tempo de cultura de massa. São Paulo: Nobel, 1994.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas II: Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BORELLI, Sílvia Helena Simões. Ação, suspense, emoção – Literatura e cultura de massa no Brasil. São Paulo: Educ/Fapesp, 1996.
CALDAS, Waldenyr. Literatura da cultura de massa. São Paulo: Musa, 2000.
CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2008.
CACLINI, Néstor García. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo, Iluminuras, 2008.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 2008.
HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil. São Paulo: Edusp, 2005.
HARVEY, David. A condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1993.
HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-modernismo – História, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1988.
JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1997.
KEHL, Maria Rita; BUCCI, Eugênio. Videologias. São Paulo: Boitempo, 2008.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Das tábuas da lei às telas do computador. São Paulo: Ática, 2009.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1998.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A leitura rarefeita - Leitura e livro no Brasil. São Paulo: Ática, 2002.
LOBO, Luiza (Org.). Globalização e Literatura: discursos transculturais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1999.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2001.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX : Neurose. e Necrose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: Necrose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
NOVAES, Adauto (Org.). Muito além do espetáculo. São Paulo: Senac, 2005.
OLINTO, Heidrun Krieger; SCHOLHAMMER, Karl Erick (Orgs.) Literatura e mídia. Rio de Janeiro: Editora PUC Rio/Loyola, 2002.
ORTIZ, Renato. Cultura e Modernidade. São Paulo: Brasiliense, 1999.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Tópicos especiais³


¹ A serem cursadas no primeiro semestre do curso.
² 8 (oito) créditos cada disciplina.
³ Destinados a professores visitantes e também a disciplinas que abordem temas de modo específico e circunscrito a determinada pesquisa docente.