Docentes

Corpo Docente

Em 2018, o PPGLit conta com 18 docentes. Quatorze deles permanentes e quatro colaboradores. Para o projeto de doutorado, na etapa inicial, contribuirão os 14 docentes permanentes; os colegas colaboradores, que são fundamentais para o Curso de Mestrado, pelo envolvimento com orientações e oferta eventual de disciplinas, não farão parte da proposta, neste primeiro momento. Desse modo, nas seções seguintes serão apresentados dados gerais sobre os docentes permanentes que são aqueles que comporão o APCN de Doutorado.

Professores Credenciados Permanentes

Professores Credenciados Colaboradores

Critérios de credenciamento

Para credenciar-se ao Curso de Mestrado do PPGLit, o professor doutor, seja para permanência ou colaboração, deve atender aos seguintes critérios: ter (i) ao menos uma orientação de trabalho concluída em nível de Graduação (Iniciação Científica ou Trabalho de Conclusão de Curso); (ii) apresentar projeto de pesquisa que se vincule a uma das duas linhas de pesquisa do Programa e (iii) possuir produção científica que atenda aos requisitos definidos pela área na CAPES, ou seja, 4 produções de tipo 1, considerando-se válidos os artigos publicados em periódicos pertencentes aos extratos superiores do qualis, A1 a B2, e 8 produções de tipo 2, no quadriênio. Em atendendo esses critérios relativos à produção, seu projeto e currículo são apreciados pelo Conselho do PPGLit, que deliberará a respeito do credenciamento, a partir do parecer de um dos membros. No que tange ao recredenciamento dos docentes do mestrado, realizado anteriormente a cada triênio e agora a cada quadriênio, os requisitos exigidos são que o docente oriente dissertações, ofereça disciplinas de pós-graduação e produza segundo os critérios estabelecidos no credenciamento, considerando que, por se tratar de quadriênio, deverão ser 4 produtos 1 e 8 produtos 2, podendo haver justificativas para uma produção sensivelmente menor em virtude da realização de atividades igualmente relevantes para o PPGLit (gestão, vínculos com projetos especiais, afastamentos para realização de pesquisas, entre outros aspectos). As regras de credenciamento e recredenciamento de docentes fazem parte das normas complementares do Regimento do Programa e estão também disponíveis no site.

Docentes permanentes 

Formação acadêmica

A formação do corpo docente do PPGLit é sólida e sua maturidade intelectual atestada por orientações, publicações, participação em congressos, no Brasil e no exterior, atividades de gestão na UFSCar ou em outros centros, aos quais alguns docentes eram vinculados antes de ingressarem na UFSCar. Pode-se dizer o mesmo acerca dos docentes colaboradores, embora não componham a proposta. Os professores doutores Alcides Cardoso dos Santos, que tem pós-doc nos EUA, e Raquel Terezinha Rodrigues têm trajetória acadêmica consolidada.
As titulações foram obtidas em diferentes instituições, não havendo endogenia na constituição do corpo docente o que, no caso específico do projeto aqui proposto, favorece a diversidade das perspectivas de trabalho e estimulou, ao longo de 2014 e 2015, a discussão para a criação de linhas e ementas que atendessem a essa diversidade, sem que se perdesse a coerência da proposta.
O resultado é um panorama dos estudos literários enriquecedor e profícuo na medida em que, mantendo-se fiel à área de concentração, o PPGLit desenvolve pesquisas que contribuem muito para o avanço da teoria e crítica literárias em sua relação com a sociedade, história e cultura, como em relação aos meios, linguagens e interfaces com outras artes. Ainda no que concerne à titulação, ressalte-se um corpo docente já maduro e atuante: 41,67% titulou-se há mais de dez anos; 50% titulou-se entre 6 e 10 anos atrás; 8,33% titulou-se há dois anos ou mais; nota-se um corpo docente com um número muito bom de orientações de pesquisa em seus diferentes níveis e alta produtividade.
Dos 12 docentes permanentes em 2015 (indicados no Quadro 4), 33,3% são associados e três farão a progressão para associados até 2017. Além disso, 66,7% possui pós-doutorado, sendo desse número 50% realizados no exterior. Os dados indicam que o programa, ao surgir em 2011, nasce com o perfil proposto pela área, voltado para a formação acadêmica em nível pós-doutoral ou, para aqueles que ainda não possuem pós-doutorado, voltado para inserção internacional; a inserção social é efetiva e atuante. São docentes que pela formação acadêmica priorizam a pesquisa e a formação de recursos humanos, aspectos viabilizados, claro, pela atuação em sala de aula nos diferentes níveis.

Outras atividades do corpo docente

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São muitas as atividades do corpo docente que podem ser consideradas complementares. Optou-se aqui por destacar aquelas que são complementares à atuação docente no magistério superior público por se entender que no que co

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ncerne à pós-graduação as demais abas desta proposta bem elucidam. Um professor vinculado a um PPG assume, em geral, por sua maturidade acadêmica, outras funções na universidade, ligadas à gestão, além do ensino, da pesquisa e da extensão desenvolvidos em projetos específicos de cada um. Todos os docentes permanentes do PPGLit são pareceristas Ad-hoc da FAPESP e de outras agências de fomento e participam, como já se mencionou de Associações na área, tais como ABRALIC, ANPOLL, ABRAPLIP, ABRAPUI, ALED, ANPOCS, GEL, LASA, BRASA, John Updike Society. Em cada uma delas, compõem grupos de trabalho e atuam em organização de eventos específicos das mesmas. Além disso, os docentes permanentes do PPGLit têm atuação em Conselhos e Comissões dentro da própria UFSCar.