Intercâmbios
Internacionais
Pode-se dizer que o PPGLit surgiu com uma perspectiva bastante arrojada em relação à internacionalização. Desde o início de seu funcionamento, o programa recebe, anualmente, um ou mais convidados estrangeiros, sobretudo oriundos dos países latino-americanos, como se descreve na seção internacionalização e como atestam os dados lançados na plataforma relativos a participantes externos e disciplinas de curta duração ou minicursos por eles ministrados. Uma característica importante dos intercâmbios do PPGLit é que se voltam para universidades da América Latina. O PPGLit busca seus vizinhos e investe nas relações com os países latinos, tirando proveito de editais como o da AUGM, não com vistas ao estabelecimento de um programa de Literatura Hispanoamericana, mas sim com o objetivo de desenvolver os estudos comparados entre nossa literatura e a latino-americana. Ao buscar sua identidade em convênios com esse objetivo, o PPGLit afirma-se no cenário internacional, a cada dia, e se diferencia porque resgata, com isso, traços de afinidade: cultura, processos de colonização, ditaduras políticas no século XX, enfim, é com a clareza de que há muito em comum entre o Brasil e seus vizinhos latinos que o PPGLit almeja transformar-se em um centro de referencia para esses estudos comparados que poderão ser desenvolvidos, dependentemente do enfoque, em ambas as linhas do programa. Desse ponto de vista e atentando para o que a Coordenação da Área em consonância com a CAPES aponta como fundamental em termos de intercâmbio, busca-se a reciprocidade, a contrapartida, assim, cabe destacar como intercâmbios bem sucedidos e proveitosos em termos de resultados bilaterais:
1.Edital AUGM
Por esse edital, o PPGLit recebeu, em 2012, a Profa. Mercedes Borkosky da Universidade de Tucumán, Argentina, para oferecer uma disciplina concentrada na pós-graduação. Em 2014, a Profa. Rejane Rocha, pelo mesmo edital, foi a Tucumán para ministrar palestras e mini-cursos. O diálogo com a Profa. Mercedes dá-se pela afinidade entre as linhas de pesquisa de ambas docentes.
2.Universidade de Rosário
Em 2013, o PPGLit recebeu a Profa. Laura Utrera da Universidade de Rosário, para ministrar uma disciplina concentrada. A docente veio a convite do Prof. Wilson Bezerra. Em 2015, como resultado do diálogo travado com a Profa. Laura, desde 2013, a Profa. Rejane Rocha foi ao evento Cuestiones Criticas promovido pela Universidade de Rosário e, ainda, como resultado do trabalho de seu grupo de pesquisa, foi acompanhada dos seus alunos de mestrado: Renan Bolognin, Nayara Meneguetti, Sonia Chacaliaza e Carlos Plácido. A aluna Amanda Ghetti, orientanda de IC do Prof. Wilson, também foi ao evento. Vê-se que a visita da Profa. Laura, rendeu bons resultados com possibilidades de vínculos mais estreitos futuramente.
3.Universidade Autonoma do México
Em 2014, o PPGLit recebeu a Profa. Regina Crespo, da UNAM, para proferir palestra e para visita técnica com vistas a um acordo de cooperação. Nesse mesmo ano, a Profa. Rejane Rocha, como contrapartida, foi a México para desenvolver atividades de pesquisa e proferir palestra na UNAM, com financiamento do Programa da UNAM. Está tramitando um acordo entre UFSCar e UNAM desde então. Em virtude da mudança do reitor da UNAM, essa negociação sofreu um atraso, mas está sendo retomada e deve ser assinado o acordo geral, conforme informações recebidas das secretarias de relações internacionais das duas universidades, no primeiro semestre de 2016.
Sobre a paridade do intercâmbio, ressalte-se que a Profa. Regina Crespo voltará ao Brasil para fazer pós-doutorado com a Profa. Tânia Pellegrini em agosto de 2016 e em março de 2017, o Prof. Rodolfo Mata, com quem a Profa. Diana Junkes mantém constante diálogo, pela afinidade de suas pesquisas sobre poesia e sobre o poeta Haroldo de Campos, virá ao PPGLit para passar um semestre como professor visitante, ministrando disciplina sobre Poesia Visual Contemporânea no Brasil e no México.
4.Universidade de Playa Ancha
Desde 2014, está em negociação um acordo entre o Programa de Literatura da Universidade de Playa Ancha do Chile e o PPGLit da UFSCar. Essa negociação foi favorecida pela política de internacionalização voltada para os países da América Latina, mediada, sobretudo, pelo Pró-reitor Adjunto de Pós-Graduação, Prof. Guillermo Lobos. A partir da assinatura de um convênio geral entre as duas universidades, tornou-se possível a articulação de um acordo específico para a área de Letras. Em setembro de 2015, o PPGLit recebeu a visita do Prof. Andrés Cáceres, financiada pela PROPG-UFSCar para uma visita técnica e para definição dos termos do acordo. Nessa ocasião, o docente ministrou palestra e conversou com os professores do PPGLit. As negociações seguiram muito bem e o termo aditivo para o convênio foi redigido e prevê, no primeiro momento, intercâmbio anual de docentes entre os dois programas. Em novembro de 2015, o acordo foi assinado e tem como coordenadores os professores Diana Junkes, pelo PPGLit e Andrés Cáceres pelo Programa de Literatura de Playa Ancha. Ainda em 2015, a Profa. Diana foi convidada a ser professora visitante do Programa de Doutorado da universidade chilena, do mesmo modo que o Professor Andrés Cáceres tornou-se docente visitante do programa em 2016. Em setembro de 2016 está prevista uma visita técnica da Profa. Diana Junkes à universidade chilena, quando também ministrará palestra e conversará com os docentes do programa de Playa Ancha.
5.Universidade de Leiden
As relações entre a UFSCar e a Universidade de Leiden são de longa data e, para o caso das Ciências Humanas, destacam-se os diálogos entre o Programa de Sociologia da UFSCar e o Centro de Estudos Brasileiros de Leiden. Dentre esses contatos, frise-se o diálogo entre a Profa. Sara Brandellero e a Profa. Tania Pellegrini, que esteve em Leiden em 2015 para pesquisas. Também em 2015, a Profa. Sara veio ao Brasil, em maio, para um conjunto de conferências, aulas e palestras na UFSCar e na UNESP de Araraquara, a convite dos PPGs da área de literatura dessas universidades e do Grupo de Pesquisas Literatura do Tempo Presente/CNPq liderado pela Profa. Rejane Rocha. Adianta-se aqui que em março de 2016 foi assinado acordo geral entre as duas universidades e que tramita um específico para o PPGLit e o Centro de Estudos Brasileiros de Leiden. Do exposto ao longo fica bastante demonstrado que o PPGLit se consolida com uma configuração que responde de imediato às demandas da área e às mudanças nos rumos da pesquisa no país no que tange aos intercâmbios internacionais, garantindo sempre a reciprocidade in/out.
Nacionais
Observando-se as atividades do corpo docente, fica clara a gradativa, mas significativa atuação do Programa no cenário nacional, atestada pelo intercâmbio entre docentes do PPGLit e outras IES brasileiras por meio de participações em bancas, convites para conferências, palestras e cursos, entre outras modalidades de intercâmbio, também verificadas em termos internacionais. Para que se tenha uma dimensão dessa atuação, destacam-se as participações docentes em bancas.
Os docentes do programa estiveram em bancas em todos os estados da Região Sul (UFPR, UNIOESTE, UFSC) em três estados da Região Centro-Oeste e Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás (UNB, UFG, UFMT, UFMS) em cinco estados do Nordeste, Paraíba (UFPB), Pernambuco (UFPE) Alagoas (UFAL; CEFET-AL), Maranhão (UFMA) e Bahia (UFBA; UESB) e em todos os estados do Sudeste, com exceção do Espírito Santo (USP, UNESP, UNICAMP, UFU, CEFET-MG, UFMG, UFF, UFRJ, PUC-RJ, UNIFRAN, UNAERP, UNIARA, entre outras).
Essa informação é relevante porque demonstra o reconhecimento nacional do corpo docente, o seu diálogo com os pares e amplia, pela participação em bancas diversas, a boa reputação do programa, favorecendo a nucleação e fortalecendo ainda mais os intercâmbios nacionais, já bastante importantes em virtude da existência dos grupos de pesquisa/CNPq e participação dos docentes em eventos com apresentação de trabalhos e vinculação a associações como ANPOLL, ABRALIC, ABRAPLIP, ABRALIN, ABRAPUI e outras também já mencionadas.
É importante destacar, ainda, no âmbito dos intercâmbios, a participação dos docentes do Programa em Grupos de Pesquisa/CNPq, sendo que dez docentes permanentes do Programa são líderes de Grupos de Pesquisa, 3 são vice-líderes, 1 é líder e vice-líder em outro grupo, e apenas 1 atua na instância da pesquisa sem liderar. Tal envolvimento é compatível com as exigências da própria UFSCar. Os grupos agregam alunos de mestrado e de doutorado (nesse caso de outras IES), pesquisadores de outras IES e alunos de graduação. Veja-se para tanto, o quadro a seguir:
Docente | Grupo de Pesquisa/CNPQ | IES | Líder | Pesq. |
André de Sá |
GELPA - Grupo de estudos literários portugueses e africanos |
UFSCar | x(vice) | x |
Grupo Interdisciplinar de Estudos Literários Lusófonos | UEPB | |||
Carla Ferreira |
Diálogos Literários |
UFSCar | x | |
Estudos Oitocentitas | USP | x | ||
Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Mulher e Lit. | UNESP | x | ||
Diana Junkes |
GEPOC - Grupo de Estudos de Poesia e Cultura |
UFSCar | x | |
Grupo de Pesquisa Poesia e Contemporâneidade | UFF | x | ||
AD - Interfaces | USP-RP | x | ||
Jorge Leite |
Quereres - Núcleo de Pesquisa em Diferenças de Gênero e Sexualidade |
UFSCar | x | |
Práticas Culturais Contemporâneas | PUC-SP | x | ||
Transgêneros, Gêneros, Sexualidade: Corpos e Mídias na Contemporâneidade | UFSCar | x | ||
Jorge Valentim |
GELPA - Grupo de estudos literários portugueses e africanos |
UFSCar | x | |
Literatura e Diversidade Sexual - UPS | x | |||
Joyce Infante |
Continuidado e Inovação na Literatura |
UFSCar | x | |
Expriência e experimentalismo na literatura cont. | UNESP | x | ||
Luciana Salazar |
Comunica: Inscrições linguísticas na comunicação |
UFSCar | x | |
Laboratório de Estudos Epistemológicos e Discursivos Multimodais | UFSCar | x(vice) | ||
Escritas profissionais e processos de edição | CEFET | x | ||
Luís Nascimento | Constituição e Crítica da Subjetividade na História da Filosofia | UFSCar | x(vice) | |
Rejane Rocha |
Literatura e Tempo Presente |
UFSCar | x | |
Grupo de Estudos da Narrativa | UNESP | x(vice) | x | |
Patrimônio Cultural, Memória e Preservação, Gestão sustentável | UFSCar | x | ||
Tânia Pellegrini | Realidade e Realismo: Possibilidades de representação da narrativa | UFSCar | x | |
Wilson Bezerra |
Grupo de Estudos em Literatura Latino-americana séculos XX e XXI |
UFSCar | x | |
Patrimônio Cultural, Memória e Preservação, Gestão Sustentável | ||||
Wilton Marques |
Núcleo de Estudos Oitocentistas Estudos Oitocentistas |
UFSCar | x | |
OBS: | O prof. André Sá é membro também do Centro de Estudos Humanistas da Universidade do Minho e do Centro de Estudos de Letras em Évora |