Mestrados Concluídos
Dissertações
- 2024
» Gisele Silva Oliveira, 01/03/2024: As relações entre o autobiográfico e o ficcional e a incorporação de conceitos físico-cosmológicos na trama do romance Olho de Gato: duas propostas de análise e suas possibilidades de convergência
» Luis Lucas de Nardo, 12/03/2024: A Figura do Peregrino em As Crônicas de Nárnia enquanto Caminho Formativo de Discipulado
» Julia Martins Ferreira, 18/04/2024: “Experiência Literária”: uma análise mediológica da caixinha da TAG
» Julia de Mello Silva Oliveira, 24/04/2024: (Des)controle do imaginário: o regime militar como lastro das ficções de Micheliny Verunschk e Joca Reiners Terron
» Fabiana de Paula Silva Belmont, 17/05/2024: Tereza Batista, cansada de guerra: o romance de Jorge Amado sob olhares femininos
» Kairo Lazarini da Cruz, 12/07/2024 : Uma mãe, um mestiço, um epilético e uma prostituta: as irônicas interidentidades em O esplendor de Portugal (1997), de António Lobo Antunes
» Pamela Giovana Augusto, 05/08/2024: Anne of Green Gables (1908) e o romance de formação feminino, uma leitura política
» Mauricio Dutra Felix, 28/08/2024: Pode um desejo imenso: homoerotismo na ficção de Frederico Lourenço
» Deborah Cristina Trindade dos Reis Kashirajima, 13/09/2024: O fato histórico e a memória: uma análise do romance a máquina de fazer espanhóis de Valter Hugo Mãe
» Diego Thimm Barcelos, 13/09/2024: Escrita interminável: o testemunho impossível em K.: Relato de uma Busca, de Bernardo Kucinski
» Bruna Rodrigues Feitosa, 03/10/2024: María no exílio argentino: a voz da anciã na Revista Maribel (1954-1963)
- 2023
» Paula Aline Prearo, 16/11/2023: Uma leitura política dos contos Rip Van Winkle (1819) e A lenda do cavaleiro sem cabeça (1820), de Washington Irving (1783-1859)
- 2022
» Debora Ribeiro Rendelli, 29/08/2022: O testemunho em Auto-retrato, de João Melo
» Monalisa Almeida Cesetti Gomyde, 16/06/2022: Rastros de imaginação lésbica: uma busca literária em "As Ondas", de Virginia Woolf e "Ara", de Ana Luísa Amaral
» Rodrigo Cavelagna, 02/12/2022: Poesia política violência: uma constelação ao redor de Roberto Piva (ou, Uma educação pelo inferno)
» Saulo de Oliveira, 28/11/2022 : Fahrenheit 451: Uma leitura política de uma narrativa distópica do pós guerra
- 2021
» Adelle Paiva Proença de Moraes, 26/08/2021: Miss Marple e a Figuração da Mulher no Romance Policial Inglês
» Fabiana Vicentim, 27/08/2021: Fight Club: uma leitura política do capitalismo tardio na obra de Chuck Palahniuk
» Flávio Vilela Komatsu, 03/07/2021: Narrativas hipertextuais digitais: uma poética procedimental
» Gabriel Dias Pimentel, 19/08/2021: A recepção criativa de “L’Étranger” em “Meursault, contre-enquête” de Kamel Daoud
» Guilherme Barbosa Gomes Figueiredo Filho: 02/12/2021: Das margens, formações transgressivas em El juguete rabioso de Roberto Arlt e em Jubiabá de Jorge Amado
» Nair Renata Amâncio, 02/07/2021: Revista Texto Digital: um espaço para a literatura digital brasileira
» Sarita Paola Fabricio, 24/08/2021: Tecendo a morte em versos de dignidade: a dignidade e a preparação para a morte nas obras de Ruy Belo, Gastão Cruz e Rui Costa
- 2020
» Bianca Bosco, 24/09/2020: O narrador e as personagens femininas em Badu (1932), de Arnaldo Tabayá
» Fernando Serafim dos Anjos, 18/03/2020: Personagens em busca de identidade em Jaime Bunda e a morte do americano, de Pepetela
» Gledinélio Silva Santos, 19/03/2020: A primazia da arte na fundamentação ontológica em Alegria Breve, de Vergílio Ferreira
» Jesús Alexander Montoya Omaña, 26/03/2020: Poéticas aprop(r)iadas: formas de reescritura y traducción en la obra de Héctor Hernández Montecinos
» Monalisa Medrado Bomfim, 10/03/2020: Núcleo aléfico: um estudo de A máquina do mundo repensada de Haroldo de Campos
» Natália Calderan Rissi, 17/03/2020: O amor no sertão rosiano: uma leitura de Desenredo e Dão-Lalalão
» Raquel Mariane da Silveira, 30/03/2020: Outras cartografias: a narração de espaços e sujeitos à margem em romances de Conceição Evaristo e Maria Valéria Rezende
» Tiago Fabris Rendelli, 22/07/2020: Ritos genéticos editoriais em pequenas editoras: relações entre mídium e estilo na poesia contemporânea
» Vitória Ferreira Doretto, 06/03/2020: A edição brasileira do objeto editorial “S.”: uma leitura do paradoxo de O Navio de Teseu
- 2019
» Daniel Machado Vivacqua Carneiro, 22/03/2019: Entre mágoas e sonhos do povo: Lima Barreto e o folclore urbano
» Emilia Magali Spahn. 15/03/2019: Por una poética de la indeterminación en la narrativa de Samanta Schweblin
» Gustavo Primo, 27/05/2019: Ver o livro como buraco negro: a formalização material da Antologia da Literatura Fantástica, de Bioy Casares, Borges e Ocampo
» José Guilherme Pimentel Joaquim, 28/02/2019: A imagem na ausência: leitura de paisagens com figuras de João Cabral de Melo Neto
» Júlia de Mello Silva Oliveira, 22/02/2019: O real como poliedro: a mímesis em Zero e A festa
» Karla Cristina dos Passos, 28/02/2019: O triste olharem frente ao espelho: Uma análise sobre a representação da mulher negra em The Bluest Eye de Toni Morisson
» Rebeca Aparecida Mega, 22/03/2019: Retratos da escravidão em Vozes d’América (1864), de Fagundes Varella
» Valentina Antonieta Figuera Martínez, 27/02/2019: Rap: relato da periferia. Um estudo da linguagem poética em Determinação, de Ferréz
- 2018
» Amanda Fanny Guethi, 09/05/2018: Para un barroco sin nombre: aproximações à estética onettiana em Cuando ya no importe (1993)
» Ana Carolina Moscardini Cunha, 24/08/2018: As chaves do Inferno: as múltiplas linguagens em Sandman, de Neil Gaiman
» André Luiz Russignoli Martines, 28/02/2018: Por uma escrita do corpo: representações "queer" na ficção de Al Berto
» Arthur Dias de Souza, 19/04/2018: Lourenço Mutarelli, a imagem e a palavra: concepções pós-autônomas sobre quadrinhos e literatura
» Bianca Pulgrossi Ferreira, 15/03/2018: A resistência em Clarice Lispector: uma aprendizagem
» Eduardo Alves de Deus Barbizan, 16/07/2018: A necessidade da periodização para uma (re)leitura dos romances The adventures of Tom Sawyer (1876) e The adventures of Huckleberry Finn (1885), de Mark Twain
» Estefania Johana Sepúlveda Miranda, 29/03/2018: Desejo de branqueamento: uma análise da questão étnico-racial em Anjo negro de Nelson Rodrigues
» Maíra Aparecida Pedroso de Moraes Benedito, 20/12/2018: A Nebulosa(1857), de Joaquim Manuel de Macedo, sob a influência do ultrarromantismo de Lord Byron
» Mariana Letícia Ribeiro, 19/12/2018: Espaço e identidade em crônicas de Alexandra Lucas Coelho
» Matheus Barbosa de Oliveira, 17/07/2018: Literatura e contracultura: uma leitura política sobre The dharma bums de Jack Kerouac
» Matheus Torres de Oliveira, 18/01/2018: The Wishing Box e The Fifty-Ninth Bear: a rasura do casamento em Sylvia Plath
» Paloma Argemira da Silva, 20/12/2018: As figurações do pária: sujeitos (in)visíveis em contos de João Melo
- 2017
» Maylah Longo Gonçalves Menezes Esteves, 08/03/2017: O Fantástico em Edgar Allan Poe e Machado de Assis : um estudo comparado
» Carla Laureto Hora, 15/03/2017: Leitura dos primeiros contos de Machado de Assis no Jornal das Famílias
» Claudia Maria de Serrão Pereira, 15/03/2017: O processo de constituição do livro Dois Irmãos : uma análise da paratopia criadora de Milton Hatoum
» Eduarda Rita Nicoletti Camargo, 15/03/2017: Diálogos entre dois contos machadianos : leituras de “O segredo de Augusta” e “Uma senhora”
» Élide Mendonça dos Santos, 10/05/2017: Transformação e permanência : regionalismo e representação da mulher em Faca, de Ronaldo Correia de Brito
» Fernanda Taís Ornelas, 14/08/2017: Arcano 17, de André Breton : magia e transcendência
» Leandro de Oliveira Lopes, 02/03/2017: Literatura e jornalismo : uma análise de “Um dia no cais”, de João Antônio
» Luiz Horácio dos Santos Júnior, 23/02/2017: Transcriando Hamlet : uma leitura política da peça de Shakespeare e do filme de Zeffirelli
» Natália Cristina Estevão, 31/08/2017: Escritas em movimento : o entrecruzamento de meios nos textos de Ismael Caneppele
» Sonia Maria Chacaliaza Cruz, 23/02/2017: Além dos estereótipos. A construção dos marginalizados em Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos
- 2016
» Nayara Meneguetti Pires
História, autobiografia e Ficção: A ilusão da realidade em Partes de África» Rosângela da Silva Oliveira
"Estive lá fora": diálogos regionalistas na ficção de Ronaldo Correia de Brito» Camila Cano Caporale
Um olhar político para as personagens leitoras de Razão e Sensibilidade (1811) e Orgulho e Preconceito (1813) de Jane Austen» Jenifer Evelyn Saska: Escritura e morte na poética de Sylvia Plath
» Vanessa Aparecida de Oliveira
Niebla: do humor à carnavalização literária» Audrey Ludmila do Nascimento Miasso: Epígrafes e diálogos na poesia de Machado de Assis
» Walter Poletti Neto
"The Rime of the Ancient Mariner" em diferentes narrativas» Juan Francisco Toro Castillo: A recepção crítica de Nicanor Parra no Chile (1937- 2010)
» Renan Augusto Ferreira Bolognin
Memória e identidade em Nove noites, de Bernardo Carvalho» Fernando Tadeu Triques
Desleituras de História do Brasil (1932), de Murilo Mendes» Filipe Baldin
Cartas na rua de Charles Bukowski: uma outra visão do sonho americano» Diego de Castro: A reavaliação da doutrina das unidades no Preface to Shakespeare (1765) : o prenúncio da ruptura com o Ancien Régime
» Isabella Gonçalves Vido
Poesia ingênua e sentimental: o peso da crítica - 2015
» Danuza Américo Felipe de Lima
Da ficcionalização da história: um estudo da metaficção historiográfica em estação das chuvas, de José Eduardo Agualusa
» Israel Pompeu Farias Martins
Madri: matéria novelable em Fortunata y Jacinta de Benito Pérez Galdós» Michelle Fernanda Orlandi
As mulheres em Horacio Quiroga: as personagens femininas nos contos urbanos e nos contos de selva» Carlos Eduardo de Araujo Placido
João Gilberto Noll e a pomossexualidade» Vitor Vilaverde Dias
O movimento do processo criativo de 'Os Famosos e Os Duendes da Morte'» Danuza Américo Felipe de Lima
Da ficcionalização da história: um estudo da metaficção historiográfica em Estação das Chuvas, de José Eduardo Agualusa» Efraim Oscar Silva
João Gilberto Noll e a subversão do real (representação, deslocamentos e permanência em O quieto animal da esquina e Harmada)» Grida Auyra Pignata Terreri
A formação da paisagem em Dinâmica Subtil, de António Ramos Rosa» Ana Lívia Rodrigues de Castro
Do desejo com estrutura ao feminino como linguagem. Análise de três contos de Julio Cortazar» Mariana de Oliveira Campos: O sexo dos meninos: Néstor Perlongher leitor de Oliverio Girondo
» Danielle Fernanda Danelli
Poligamia e mestiçagem pela ótica feminina: uma leitura de O alegre canto da perdiz, de Paulina Chiziane» Thiago Rodrigo dos Santos
O vampiro literário africano em língua portuguesa: uma leitura dos contos de Ana Paula Tavares e José Eduardo Agualusa» Larissa da Silva Lisboa Souza
Corpos ultrajados e suas representações em crônicas de Ana Paula Tavares - 2014
» Marina Venâncio Grandolpho
O indianismo em Americanas (1875), de Machado de Assis (releitura da tradição romântica)» Valeria Cristina da Silva
O Carnaval de Antares: fantástico e a carnavalização literária em Incidente em Antares» Sandra Mônica do Nascimento
Jane Eyre: do romance (1847) ao filme (2011)» Valéria Cristina da Silva
O Carnaval de Antares: fantástico e carnavalização literária em Incidente em Antares. - 2013
» Ane Carolina Randig Tavares: (Re)criar para (re)contar: O processo transcriativo de La mala hora de Gabriel García Márquez, por Ruy Guerra.
» Dionisio Da Silva Pimenta: Nação em processo e identidades em trânsito: A face pós-colonial em o último voo do flamingo, de Mia Couto
» Kátila Kristhina Kormann Morel: Da impotência à impossibilidade: a escrita do objeto a na pornografia de Hilda Hilst.
» Larissa Cristina Arruda de Oliveira: Caminhos cruzados: literatura e pintura, Graciliano Ramos e Cândido Portinari.
» Naiara Mangino Cardoso: O mal-estar em Guimarães Rosa - Os empecilhos da cultura encenados nas famílias rosianas: a tragicidade da constituição cultural.