Projetos de Pesquisa

André Damasceno Corrêa de Sá

Representações do espaço íntimo nos universos literários de António Lobo Antunes e Mia Couto

Descrição: Este projeto de pesquisa tem o objetivo de estudar modos de representação do espaço íntimo na literatura contemporânea de língua portuguesa, traçando aquilo que se pode designar como uma «cartografia do íntimo». As nossas reflexões terão como foco primordial obras de António Lobo Antunes e Mia Couto, tanto romanescas como cronísticas. Este projeto tira partido de uma tónica inovadora, preenchendo uma lacuna dos estudos sobre os dois autores e abrindo um novo espaço de teorização nos estudos comparados de literaturas de expressão portuguesa, pelo que se pretende que a abordagem comparatista possa depois vir a ser estendida a outros autores deste universo literário. Propomos discutir o modo como a produção literária destes autores representa a intimidade e as relações íntimas, evidenciando-o através de um estudo comparatista interdisciplinar, que ponha em discussão as relações entre Literatura e Sociedade.
Data de Início: 28/10/2015
Alunos envolvidos: Graduação: Davilla Cris Martins Ferreira / Mestrado acadêmico: Mariana Leticia Ribeiro / Doutorado: Manaíra Athayde.
Financiadores: FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - (Programa de Demanda Social)
Linha de Pesquisa: Literatura, História, Cultura e Sociedade

Que rostos são esses? Espaço público e materialidades em Alexandre Farto e António Lobo Antunes

Descrição: Termos como reação, erosão, dissecação e duração mostram-se extremamente eficazes para desenvolver uma aproximação entre o trabalho do artista plástico Alexandre Farto, aka Vhils, e alguns textos cronísticos de António Lobo Antunes. O tema que este projeto pretende desenvolver é o do modo como estes dois criadores, figuras proeminentes do panorama artístico português contemporâneo, representam e reagem à transformação do espaço público na era da globalização. A uni-los está, desde logo, o fato de definirem o processo criativo como uma escavação arqueológica ? é assim que examinam o espaço degradado e devoluto das cidades e experimentam novas práticas de inscrição. Extrair rostos de everyday heroes anónimos das camadas acumuladas do cotidiano urbano e propô-los ao nosso olhar transforma-se num modo de transitar por entre as materialidades que nos distanciam uns dos outros. Tal operação contém dois sentidos em tensão. Se Alexandre Farto e António Lobo Antunes exortam, por um lado, à urgência em recuperar as referências locais do senso de comunidade, definem, também, uma performance criativa que se insere numa rede global. Assim, atendendo a uma perspectiva interartística e intermidiática que surge com a área emergente de investigação das materialidades da literatura, a ênfase deste projeto é precisamente nas estratégias de significação e nas possibilidades da dinâmica relacional estabelecidas por estes dois artistas contemporâneos.
Data de Início: 24/03/2015
Alunos envolvidos: Graduação: Davilla Cris Martins Ferreira / Mestrado acadêmico: Ana Carolina Moscardini Cunha, Mariana Leticia Ribeiro / Doutorado: Manaíra Aires Athayde.
Linha de Pesquisa: Literatura, Linguagens e Meios


Carla Alexandra Ferreira

Diálogos literários: leitura política de autores/autoras contemporâneos norte-americanos

Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é verificar por meio da leitura política da obra autores/autoras norte-americanos contemporâneos, como seus romances figuram os Estados Unidos enquanto nação hegemônica na atual fase do capitalismo global em seus subtextos, ou seja, na escolha em nível de conteúdo e de organização formal desses textos literários. Procurar-se-á, portanto, verificar como operam as estratégias de contenção inscritas nessas obras, na estrutura dos romances, principalmente com na organização formal desses textos. Essas estratégias presentes no subtexto, na estrutura desses romances, são responsáveis pela leitura ?a-política? e ?a-histórica? da obra de John Updike e impedem que o leitor conformista e os críticos bem intencionados verifiquem como os Estados Unidos estão representados nesses textos literários. Em última instância, as estratégias de contenção funcionam como tentativas de resolver os conflitos detectados nos primeiros níveis de leitura, de modo imaginário. Tem-se então por escopo, neste projeto de pesquisa confirmar a importância de um modelo de interpretação que considere a História, para se interpretar de maneira mais completa esses romances e para reescrever os modelos de análise que devido às estratégias de contenção "oferecem a ilusão de que suas leituras são, de alguma forma, completas e auto-suficientes." Ao se lidar com esse material, pretende-se ainda verificar a dificuldade de figuração do período pós-moderno em que o imediatismo e a supressão das barreiras geográficas e o esfacelamento do sujeito apresentam um novo conteúdo que necessita de novas formas de figuração, principalmente no caso do romance que apresenta categorias que não encontram mais identificação com o contexto.
Data de Início: 02/01/2015
Alunos envolvidos: Graduação: Gabriel Lopes Ribeiro / Mestrado acadêmico: Eduardo Alves de Deus Barbizan, Luiz Horacio dos Santos Junior, Matheus Barbosa de Oliveira, Matheus Torres de Oliveira.
Financiadores: FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - (Programa de Demanda Social)
Linha de Pesquisa: Literatura, História, Cultura e Sociedade

Autoras inglesas revisitadas: adaptações nos séculos XX e XXI

Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é, no sentido de ampliar um projeto anterior que investigava as adaptações do trabalho de Jane Austen, verificar como as constantes adaptações feitas da obra de autoras inglesas lidam com o projeto literário dessas autoras para a questão de gênero, na sociedade inglesa patriarcal do séculos, XVIII, XIX e parte do XX. Guardadas as devidas diferenças dos meios utilizados nessa revisitação (cinema, televisão e meio impresso), buscar-se-á examinar como permanência, omissões, apagamentos e abrandamentos de muitos elementos da obra original contribuem para leituras outras dos romances- fonte. Ao empreendermos esta análise, por meio de um modelo interpretativo que considere as várias camadas de interpretação do texto literário, buscamos também entender o nosso tempo e as escolhas feitas a partir do texto literário para novos meios.
Data de Início: 02/02/2015

Alunos envolvidos: Graduação: Gabriel Lopes Ribeiro / Mestrado acadêmico: Eduardo Alves de Deus Barbizan, Matheus Torres de Oliveira.
Linha de Pesquisa: Literatura, Linguagens e Meios


Diana Junkes Bueno Martha

Entre a razão antropofágica e a pós utopia: o percurso crítico de Haroldo de Campos

Descrição: Esta pesquisa dá continuidade ao estudo da obra haroldiana, já realizado em tese de doutoramento (2003-2008) e em diversos estudos críticos, publicados entre 2008 e 2015, e visa à avaliação do projeto poético de Haroldo de Campos, a partir do modo como se define a sua relação com a história literária e com o cânone, por meio de um incansável trabalho de leitura deste último que se dá pela mobilização da memória de uma biblioteca pessoal em convergência com um processo de criação de precursores. Depois de doze anos de pesquisas voltadas para a obra do poeta, incluindo-se bolsa para permanência na Universidade de Yale, sob a supervisão de Keneth David Jackson, na qualidade de Visiting Fellow (2012), concedida pela FAPESP, nota-se que um avanço na compreensão do modo pelo qual o poeta se relacionou com a tradição reivindica uma pesquisa sistemática em seu acervo, reunido em São Paulo, na ?Casa das Rosas: Espaço Haroldo de Campos de poesia e literatura?. Os estudos da obra realizados até agora, com o suporte da teoria da literatura, parecem ser insuficientes para estabelecer, com propriedade, a relação fulcral que Haroldo estabelece com o passado e o modo pelo qual a utopia da vanguarda e a leitura da tradição se reconfiguram, nos últimos textos, em virtude da substituição do ?princípio-esperança? pelo ?princípio-realidade?, segundo o poeta afirma no famoso ensaio ?Poesia e modernidade. Da morte do verso à constelação: o poema pós-utópico?, publicado em vários locais e pela última vez em O arco-íris branco (Rio de Janeiro: Imago, 1997) . Acredita-se que é, fundamentalmente, pela investigação cuidadosa das anotações de leitura que se poderá compreender, de modo mais aprofundado, a fáustica relação haroldiana com sécexp_ueimulos de história literária, não só a ocidental, mas a oriental e hebraica, e o profícuo diálogo que ele estabeleceu com pensadores de outras áreas do conhecimento, de filósofos a físicos, registrado em forma de anotações de leitura, cartas e outras fontes disponíveis em sua biblioteca. Para tanto, será necessário avaliar, por meio da pesquisa em anotações (escólios), quais autores ingressam na obra do poeta e por quais razões o ingresso de alguns se dá de forma mais contundente do que o de outros. As pesquisas junto ao acervo indicam alguns caminhos de investigação interessantes, pois sinalizam não apenas as repetições de uma obra palimpséstica, que se auto-referencia constantemente, mas escolhas subjetivas que singularizam a poética haroldiana, concedendo-lhe lugar mais amplo do que a categorização de poeta concretista ou incansável tradutor lhe conferem. Os ensaios "Da Razão Antropofágica: diálogo e diferença na cultura brasileira" e "Poesia e modernidade. Da morte do verso à constelação, o poema pós-utópico" norteiam a pesquisa.
Data de Início: 13/03/2015
Alunos envolvidos: Graduação: Cassius Nakabashi, Rodrigo Cavelagna / Mestrado acadêmico: Jose Guilherme Pimentel Joaquim / Doutorado: André Luiz do Amaral.

Financiadores: ASSOCIACAO DOS AMIGOS DA CASA DAS ROSAS, DA LINGUA E DA LITERATURA - POIESIS - (Bolsa Pesquisador para o Centro de Referências Haroldo de Campos) e CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - (BOLSA de Iniciação Científica - PIBIC)
Linha de Pesquisa: Literatura, História, Cultura e Sociedade

Poesia e artes plásticas: metalinguagem, memória e paisagem nas manifestações contemporâneas no Brasil e em Portugal

Descrição: O objetivo desta proposta é avaliar o diálogo entre poetas e artistas plásticos por meio da memória, de um lado, e da metalinguagem de outro, a partir da conversão de ambas em paisagem poética, entendida aqui nos termos de Michel Collot (2013), ora refletindo o trabalho cerebral, ora a construção do silêncio e da subjetividade, em quatro estudos diferentes, por meio da interface entre literatura, artes plásticas e psicanálise. Cada um desses estudos pretende abordar, comparativamente, poéticas em afinidade, por meio dos procedimentos poéticos adotados pelos poetas e/ou artistas. O primeiro, denominado Metalinguagem e experimentalismo: pensamento-paisagem, versa sobre Haroldo de Campos, Ana Hatherly, Waldermar Cordeiro e Héio Oiticica. O segundo estudo, Metalinguagem e silêncio: a paisagem em crise, volta-se para as obras de Dora Ferreira da Silva, Orides Fontela, Paulo Henriques Brito e Ana Luísa Amaral, em diálogo com a obra de Lygia Clark. O terceiro, Metalinguagem e subjetividade: a paisagem íntima do poema, dedica-se ao estudo de elementos comuns às obras Nuno Júdice, David Mourão Ferreira, Marcos Siscar, Paulo Franchetti, Carlos de Oliveira em diálogo com diversas produções da arte contemporânea; e o último, memória e síntese, volta-se para o estudo da memória em produções de Haikais, de autores brasileiros e portugueses contemporâneos em diálogo com a obra de Tomie Othake. A escassez de pesquisas dessa ordem motiva a presente proposta, que não é fruto de um longo trabalho de estudos comparados, mas resultado de anos de pesquisa sobre a poesia brasileira contemporânea em seus diálogo com as artes plásticas e performáticas e a percepção da lacuna que o comparativismo pode (e deve) preencher. Para a realização desta pesquisa serão feitos estudos da fortuna crítica dos autores, de teoria da literatura e, principalmente, novas abordagens da poesia e das artes, a partir de estudos de Michel Collot, Jean-Luc-Nancy e Michel Deguy em diálogo com a psicanálise lacaniana.
Data de Início: 12/03/2015
Alunos envolvidos: Graduação: Andrezza Jaquier Pigozzo de Oliveira, Cassius Nakabashi e Dibo Mussi Neto / Mestrado acadêmico: José Guilherme Pimentel Joaquim / Doutorado: André Luiz do Amaral, Vivian de Assis Lemos, Yoanky Cordero Goméz.
Financiadores: CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - (BOLSA de Iniciação Científica - PIBIC)
Linha de Pesquisa: Literatura, Linguagens e Meios


Jorge Leite Júnior

Sociabilidades, discursos e corpos em pessoas que transitam entre os gêneros

Descrição: Este projeto visa pesquisar as construções corporais e as relações sociais e identitárias de pessoas que transitam entre os gêneros, como travestis, transexuais e drags, especialmente no campo do entretenimento.
Data de Início: 01/01/2010
Alunos envolvidos: Graduação: Dionys Melo Dos Santos, Gabriela Cerqueira Muniz.

Financiadores: FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - (Programa de Demanda Social)
Linha de Pesquisa: Literatura, Linguagens e Meios

Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim

Demandas pós-modernas e inquietações pós-coloniais: reflexões em torno das literaturas portuguesa e africanas de língua portuguesa

Descrição: Leitura e análise de obras da literatura portuguesa e das literaturas africanas de língua portuguesa, a partir das últimas décadas do século XX, sobretudo as produzidas nos momentos pós-1974 (ou seja, pós-Revolução dos Cravos) e pós-75 (ou seja, pós-independências), respectivamente. Procurar-se-á verificar certos indícios estéticos, temáticos e processuais consonantes com as demandas pós-modernas e com as inquietações pós-coloniais, vigentes nos referidos contextos epocais, tais como a repaginação e a efabulação dos diferentes caminhos históricos nos cenários dos sistemas literários em análise; as fronteiras fluidas e a hibridização genológica entre distintos tipos textuais; as ênfases dialógicas entre literatura, sexualidades e gênero; a efabulação de personagens e espaços marginais, como configuração de gestos de resistência, e a revisitação de personagens e espaços já consagrados, agora, recontextualizados em novas dimensões e com outras perspectivas. Com este elenco, objetiva-se perceber as tendências atuais da produção literária em Portugal e em alguns dos PALOP, em especial Angola, Moçambique e Cabo Verde, e traçar alguns diálogos possíveis entre tais incidências.
Data de Início: 27/01/2014
Alunos envolvidos: Graduação: Renan Riggo, Vincius Ribeiro de Andrade / Mestrado acadêmico: Paloma Argemira da Silva.
Financiadores: FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - (Programa de Demanda Social) e ProEx UFSCar - Auxílio financeiro.
Linha de Pesquisa: Literatura, História, Cultura e Sociedade

Escrever os gêneros do centro às margens: aspectos da produção literária no Portugal do Século XX-XXI

Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo norteador fomentar investigações em torno das questões voltadas para as manifestações de gênero na literatura portuguesa a partir da segunda metade do século XX. O recorte de mais de 50 anos justifica-se pela necessidade de estabelecer uma leitura comparativa entre textos com inclinação estética das tendências vigentes no contexto cultural português com aqueles produzidos no entre séculos XX-XXI. Temas como homoerotismo e feminismos ficam em pauta a partir de interrogações lançadas sobre obras poéticas, ficiconais e dramáticas, tanto de autores consagrados no cânone oficial quanto no marginal.
Data de Início: 01/01/2014
Alunos envolvidos: Graduação: Luana Sacilotto / Mestrado acadêmico: André Russignoli, Juliana Coetti Basso / Doutorado: Rodrigo Valverde Denubila.
Financiadores: FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - (Programa de Demanda Social)
Linha de Pesquisa: Literatura, História, Cultura e Sociedade

Entre óperas, sinfonias e concertos: intertextos musicais e sons metafóricos na literatura contemporânea de língua portuguesa

Descrição: Leitura e análise de obras da literatura portuguesa e das literaturas africanas de língua portuguesa, que coloquem em evidência o diálogo entre os discursos literário e musical. Procurar-se-á verificar as ocorrências de textos que trazem para dentro do seu corpus determinadas citações advindas do universo musical, ora como referência direta, ora como sugestão indireta. Nos dois casos, objetiva-se investigar como determinadas inferências a óperas, sinfonias e diferentes formas de concertos são retomadas como intertextos musicais e/ou como sons metafóricos na efabulação textual seja de maneira horizontal, enquanto elementos temáticos na efabulação textual, seja de maneira vertical, como tais elementos acabam por interferir na própria estrutura da(s) obra(s) em estudo.
Data de Início: 03/02/2014
Alunos envolvidos: Graduação: Bruno Ricardo dos Santos, Vitor Pereira Gomes / Mestrado acadêmico: Andre Luiz Russignoli Martines.
Linha de Pesquisa: Literatura, Linguagens e Meios


Joyce Rodrigues Ferraz Infante

Tradição / Inovação na Literatura Espanhola

Descrição: Estudo de autores ou obras da Literatura Espanhola - ou da Literatura de Língua Espanhola em relação a outras Literaturas - em que se possa considerar a dialética tradição e inovação como ponto de inflexão de parâmetros culturais, sociais e estéticos.
Data de Início: 04/02/2013
Alunos envolvidos: Graduação: Luciana Regina da Cruz, Tiago Henrique da Silva Gomes / Mestrado acadêmico: Heloisa de Aquino.
Financiadores: FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - (Programa de Demanda Social)
Linha de Pesquisa: Literatura, História, Cultura e Sociedade

A cultura popular ibérica, o teatro esperpêntico de Ramón del Valle-Inclán e suas relações com o teatro brasileiro

Descrição: O conjunto de obras teatrais que o dramaturgo espanhol Ramón del Valle-Inclán denominou de esperpentos apresenta afinidades, principalmente estéticas, com manifestações artísticas da cultura popular ibérica. Esse aspecto, que ainda tem sido pouco estudado nos trabalhos dedicados ao teatro de Valle-Inclán, justifica uma pesquisa sobre as várias formas de manifestação da cultura popular ibérica ? carnaval, festas populares, gigantes e cabeçudos −, e a detecção de sua presença ou alusão na configuração das peças valleinclanianas. Um desdobramento dessa pesquisa seria desvelar aproximações entre o teatro de Valle-Inclán e o teatro brasileiro, considerando as declarações de Ariano Suassuna sobre as semelhanças entre as tradições ibéricas, sobretudo espanholas, e nordestinas.

Data de Início: 02/02/2015.
Linha de Pesquisa: Literatura, Linguagens e Meios


Luciana Salazar Salgado

Inscrições materiais na contemporaneidade: relações entre cibercultura e ciberespaço

Descrição: A proposta consiste em uma exploração introdutória dos fluxos de texto constitutivos da cibercultura, considerando-a como não coincidente com o ciberespaço. Trata-se de pensar nas formas materiais de inscrição dos textos, entendendo-os como linearizações de discursos e também como objetos técnicos crescentemente multimodais e móveis, típicos do que tem sido referido como contemporaneidade. Pautamo-nos, para tanto, nas relações entre tecnoesfera e psicoesfera (Santos, 2008), ao mesmo tempo promotoras e resultantes da organização social: as técnicas e suas apropriações implicam as crenças, racionalidades e valores que as animam. Com base nisso, focalizam-se processos de criação (autoria) e de edição (mediação), isto é, os ritos genéticos editoriais que se estabelecem em relações imaginárias entre polos de emissão e de recepção, e assim instituem os fluxos que tecem redes ou galáxias. Com base nisso, estudamos: - edições, reedições e transmidiações - relações entre ciberespaço e rumor público.
Data de início: 26/05/2014
Alunos envolvidos: Graduação: Andressa Caroline Leonardo, Debora Esteves Baptista, Fernanda Capelari de Carvalho, Marcela Luisa Moretti / Mestrado acadêmico: Claudia Maria de Serrão Pereira, Amanda Aparecida Chieregatti, Denise Gasparini Perfeito / Doutorado: Helena Maria Boschi da Silva, João Thiago Monezi Paulino da Silva, Luciana Rugoni Souza.
Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; FAPEAM.
Linha de Pesquisa: Literatura, Linguagens e Meios

O literário na cibercultura: criação, edição e circulação na contemporaneidade

Descrição: Linha de Pesquisa: Literatura e outras linguagens Propomos um programa de investigação dos processos de criação, marcadamente dos ritos genéticos editoriais típicos da contemporaneidade, estribado no cruzamento de estudos do discurso literário com estudos da produção do livro, posto que literatura e livro funcionam como um par paradigmático dos produtos ditos culturais. Trata-se de abordar o problema do extraordinário num mundo em que o ordinário a todo tempo se refaz: o que faz com que certos materiais sejam recebidos como criação e não mera reprodução do que foi criado alhures, outrora? Como, numa unicidade técnica que se apresenta em rede, numa rede altamente abarcante, movida fundamentalmente por um modus operandi político e econômico dado pelo motor único, em que se produz um efeito de convergência dos momentos e de cognoscibilidade planetária, subsumindo descontinuidades temporais e espaciais, certos textos são entendidos como singulares, especiais, distintos da massa de textos que se põe a circular todos os dias? Postula-se, aqui, que a criação no período técnico-científico informacional tem a ver com o modo paratópico de gestão das cenas enunciativas que configuram os materiais textuais postos em circulação, diferentemente do que ocorre com a criatividade, que é tópica, não se ocupa de tratar do mundo em que radica. Para conduzir esta investigação, interessam-nos dados como: ? edições póstumas, epistolários e biografias; ? coleções, transmidiações, obras derivadas, comunidades de leitura..
Data de início: 24/02/2014
Alunos envolvidos: Graduação: Amanda Guimarães, Andressa Caroline Leonardo, Daniela Martins Fernandes, Debora Esteves Baptista, Fernanda Capelari de Carvalho / Mestrado acadêmico: Claudia Maria de Serrão Pereira, Denise Gasparini Perfeito.
Financiamento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM (Bolsa de Mestrado e Doutorado) – Bolsa
Linha de Pesquisa: Literatura, Linguagens e Meios


Luís Fernandes dos Santos Nascimento

Estética e Moral no século XVIII

Descrição: É freqüente a relação entre estética e moral no século XVIII. Entre autores de língua inglesa, como David Hume, LordKames e Francis Hutcheson, por exemplo, há importantes semelhanças na apreensão das formas belas e das qualidades morais, os juízos morais e os estéticos são passíveis de não menos importantes analogias e o estudo da crítica e o da moral produzem benefícios recíprocos na constituição desses saberes. Essa variedade de relações não passou despercebida pelas outras vertentes da filosofia setecentista. O tema foi central também para o pensamento de expressão francesa. Veja-se, por exemplo,sua ocorrência em filósofos como Rousseau, Diderot e Voltaire. Na verdade, as possíveis relações entre esses dois campos da atividade e do conhecimento humano constituíram um dos eixos da reflexão da época, razão pela qual a pesquisa desenvolve-se em diversas frentes e por diferentes pesquisadores. Essas relações, suas conseqüências e os problemas que elas envolvem são os objetos que a pesquisa em curso pretende investigar (respeitando-se, evidentemente, os interesses específicos de cada um dos pesquisadores).
Data de início: 01/01/2009
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: David Ferreira de Camargo, Isabella Gonçalves Vido
Financiador (es): Fundação Coordenadora de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ( Programa de Demanda Social) – Bolsa; CAPES-COFECUB
Linha de Pesquisa: Literatura, Linguagens e Meios

Rejane Cristina Rocha

Temas e formas da narrativa brasileira pós-década de 80<

Descrição: Este projeto tem por objetivo analisar as principais constantes temáticas e formais da narrativa brasileira produzida depois da década de 80 do século XX. A análise de autores e obras específicos em adição a um mapeamento das linhas de força dessa produção, devem permitir compreender quais caminhos tem percorrido a prosa ficcional, no Brasil.
Data de Início: 04/02/2013
Alunos envolvidos: Graduação: Nicolas Ferreira Neves Jacintho, Raquel Mariane da Silveira / Mestrado acadêmico: Sonia Maria Chacaliaza Cruz, Carolina Laureto Hora / Doutorado: Carlos Eduardo de Araujo Placido, Efraim Oscar Silva.
Financiador(es): Fundação Coordenadora de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Programa de Demanda Social ) – Bolsa e Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Bolsa de Mestrado) – Bolsa; Auxílio à pesquisa FAPESP.
Linha de Pesquisa: Literatura, História, Cultura e Sociedade

Manifestações literárias em contexto digital: caracterização de corpus e delimitação de campo

Descrição: Se é possível afirmar que a ubiquidade e a crescente variedade de meios de comunicação têm interferido nas formas humanas de percepção e causado alterações na nossa capacidade de criação e de fruição estética, não é menos verdadeiro o fato de que o surgimento e o estabelecimento daqueles responde não apenas à necessidade comunicacional mais imediata, mas também às demandas menos pragmáticas, da ordem do artístico e do literário. Na contemporaneidade, mais especificamente nessa fatia do tempo histórico caracterizado pela produção, circulação e consumo da informação e da cultura por meio dos meios digitais, a interação entre a literatura e as mídias digitais é inescapável e tem provocado modificações constitutivas (na linguagem, na estrutura) de ambos os lados. Este projeto tem por objetivo caracterizar as manifestações literárias contemporâneas que, inscritas ou não em mídia digital ?mas atravessadas pela sua potência técnica ? são ao mesmo tempo tributárias e motivadoras de uma sensibilidade estética muito própria desse contexto caracterizado pela convergência midiática, pela não-exclusividade da expressão verbal nas manifestações literárias, pela rasura dos limites entre literatura e arte digital, etc.
Data de Início: 05/08/2013
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: Arthur Dias de Souza, Natalia Cristina Estevão
Financiador (es): Sem financiadores
Linha de Pesquisa: Literatura, Linguagens e Meios


Tânia Pelegrin

Introdução do realismo no Brasil: aspectos e funções

Descrição: Relacionado aos projetos anteriores, o atual pretende investigar, a partir de obras e autores selecionados, bem como dos debates críticos do período, como o realismo literário, visto como uma postura e um método específicos, consolidou-se no Brasil, a partir dos anos 1870, provavelmente respondendo a condições sociais e políticas específicas.
Data de Início: 04/02/2013
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: Elide Mendonça dos Santos, Leandro de Oliveira Lopes, Maylah Longo Gonçalves Menezes Esteves / Doutorado: Júlio Cezar Bastoni da Silva, Larissa Cristina Arruda de Oliveira.
Financiador (es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa e Fundação Coordenadora de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa
Linha de Pesquisa: Literatura, História, Cultura e Sociedade

Por que indústria cultural?

Descrição: O projeto pretende desenvolver , com bibliografa específica, uma reflexão sistemática sobre o conceito de ?indústria cultural?, criado por Max Horkheimer e Theodor W. Adorno, tentando problematizá-lo à luz do diálogo que sobre ele se estabeleceu, entre teóricos de diversas tendências, durante o século XX até a contemporaneidade. Serão discutidos traços essenciais do conceito, tais como padronização e homogeneização da produção, bem como os modos de recepção, o que leva ao questionamento do sentido de autor, leitor e público, sem esquecer, entretanto, as novas premências instauradas pelo universo digital. Pretende-se, com esse arcabouço, examinar algumas obras literárias e/ou cinematográficas, escolhidas de acordo com critérios de ?sucesso de público?, para responder à questão título deste projeto..
Data de Início: 02/03/2015
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: Bruna Pulgrossini Ferreira, Élide Mendonça dos Santos, Maylah Longo Gonçalves Menezes Esteves / Doutorado: Júlio Cezar Bastoni da Silva
Financiador (es): Fundação Coordenadora de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Programa de Demanda Social) - Bolsa e Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo
Linha de Pesquisa: Literatura, Linguagens e Meios


Wilson Alves Bezerra

Literatura latino-americana contemporânea para além das fronteiras nacionais

Descrição: O presente projeto visa analisar de modo articulado a produção latino-americana de língua espanhola e portuguesa, com o objetivo de discutir similitudes, disparidades e singularidades das diferentes poéticas de autores; neste sentido, produções fronteiriças - escritas em portunhol - são também objeto de interesse deste projeto. Este projeto vincula-se à linha de pesquisa Literatura, história, cultura e sociedade, do programa de pós-graduação em estudos de literatura da UFSCar..
Data de Início: 01/01/2015
Alunos envolvidos: Graduação: Carlos Bonfim, Fabrício ZantutDiagonel, Marília Mendes Marcião - / Mestrado acadêmico: Amanda Fanny Guethy, Estefanía Sepúlveda
Linha de Pesquisa: Literatura, História, Cultura e Sociedade

Ficção, autoficção, autobiografia... - relações entre sujeito e escrita

Descrição: O objetivo do presente projeto é elaborar a noção de autoficção, como a concebe Serge Doubrovsky (1977), a partir dos pressupostos do sujeito de Jacques Lacan, para então pensar no estatuto de alguns textos, sejam eles literários ou não..
Data de Início: 05/01/2015
Financiador (es): Fundação Coordenadora de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Programa de Demanda Social
Alunos envolvidos: Graduação: Jeferson de Oliveira Dias / Mestrado acadêmico: Amanda Fanny Guethi, Estefania Joana Sepulveda Miranda.
Linha de Pesquisa: Literatura, Linguagens e Meios


Wilton José Marques

A Literatura Oitocentista no Brasil (II)

Descrição: O presente projeto de pesquisa se propõe a estudar de que maneira as diferentes expressões literárias do oitocentos brasileiro, ancoradas no dialogo entre literatura e sociedade, apresentam um maior ou menos distanciamento, tanto temático quanto estético, do anseio geral de se constituir uma literatura propriamente brasileira..
Data de Início: 01/04/2015
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: Eduarda Rita Nicolleti Camargo, Maira Aparecida Pedroso de Moraes Benedito.
Financiador (es): Fundação Coordenadora de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Programa de Demanda Social) - Bolsa
Linha de Pesquisa: Literatura, História, Cultura e Sociedade

Machado de Assis: poeta

Descrição: O presente projeto de pesquisa visa estudar a produção poética machadiana em sua totalidade, ou seja, não apenas os livros efetivamente publicados, Crisálidas (1864), Falenas (1870), Americanas (1875) e Ocidentais (1901), como também os poemas dispersos em jornais e revistas. Nesse sentido, o maior objetivo é o de tentar esboçar um quadro geral do desenvolvimento poético de Machado de Assis..
Data de Inicio: 02/01/2013
Alunos envolvidos: Graduação: Marina Venâncio Grandolpho, Cristiane Nascimento Rodrigues.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Bolsa.
Linha de Pesquisa: Literatura, História, Cultura e Sociedade

O poeta sem livro

Descrição: Levando-se em conta a importância do indianismo romântico para as letras locais e a própria questão do cânone literário, o tema da presente pesquisa articula-se em função do seguinte problema: poderia um poeta, autor de pouco mais de meia dúzia de poemas, ter ou não alguma influência decisiva no processo de configuração temática do indianismo romântico brasileiro? A pergunta se justifica quando se pensa no caso singular de um autor, hoje praticamente esquecido, como Firmino Rodrigues Silva (1815-1879). Jornalista de grande destaque nos quadros do Partido Conservador e que, mais tarde, seria juiz, deputado e, finalmente, senador do império, Firmino, sem nunca ter publicado um livro de poemas, sempre aparece ao longo da história literária oitocentista, citado aqui e ali, como o autor de um poema que é considerado, por alguns críticos, um dos primeiros de feição propriamente indianista do Romantismo brasileiro: a Nênia à morte do meu bom amigo o Dr. Francisco Bernardino Ribeiro ...
Data de Inicio: 02/01/2013
Alunos Envolvidos: Mestrado acadêmico: Carla Laureto Hora, Eduarda Rita Nicolleti Camargo
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
Linha de Pesquisa: Literatura, História, Cultura e Sociedade