Integração com a Graduação

Em relação à integração com a graduação vale notar que o PPGLit tem atendido a seu objetivo inicial referente às demandas dos alunos pela pesquisa na área, congregando-os aos Grupos de Pesquisa dos quais participam os docentes, como líderes ou não, e orientando-os em trabalhos de TCC e IC, com exceção apenas da professora Tânia Pellegrini que está aposentada desde 2014 e da profa. Joyce Ferraz Infante, aposentada em abril de 2023. De fato, o total de alunos de Graduação da UFSCar engajados em pesquisas relacionadas à área dos Estudos Literários corresponde a mais 25% do total de alunos matriculados no Curso de Letras. Atualmente, o corpo docente permanente do PPGLit soma 110 orientações de IC concluídas e 122 de TCC, também concluídas. 

Do montante total de trabalhos orientados na graduação na forma de TCC, em 2012, 5 resultaram em projetos de Mestrado aprovados na seleção de 2013. Em 2013, 6 resultaram em projetos de Mestrado aprovados na seleção de 2014. Em 2014, 5 resultaram em projetos de Mestrado aprovados na seleção de 2015. Em 2015, 8 resultaram em projetos aprovados para a seleção de 2016. Os dados são interessantes porque mostram que a cada processo o resultado da integração com a graduação em termos de formação reflete-se no processo seletivo. Em 2016, 50% dos candidatos são oriundos da UFSCar, mas considera-se igualmente importante receber alunos de outras IES, já que essa composição das turmas garante um dinamismo interessante e diversidade de posturas que são profícuos à formação. Acredita-se que o Curso de Doutorado intensificará e ampliará essa integração, ao mesmo tempo que torna o Mestrado um elo importante entre Graduação e Doutorado.

Portanto, o PPGLit, ao longo dos seus 12 anos de funcionamento, não só tem atendido à demanda por uma especialização na área dos Estudos Literários, como tem, também, gerado uma nova demanda, o que aponta para um futuro crescimento no número de candidatos nos processos seletivos e um aumento no número de alunos do Programa. Além disso, cumpre destacar que a participação dos alunos da graduação foi constante nos 21 Projetos de Pesquisa em andamento em 2014 e nos 8 Projetos de Extensão; nos 23 Projetos de Pesquisa e 5 de Extensão em andamento em 2013; e é atuante, desde 2015, nos 23 Projetos de Pesquisa e 8 Projetos de Extensão.