Processo Seletivo

Processo Seletivo para ingresso em 2025

Processo Seletivo para ingresso em 2024

2023

           Sala de Projeção 1, Departamento de Letras, Área Sul.

           Data: 07/11/2022, início às 14h00.

2022

2021

2020

2019

Linha 1: Literatura, história, cultura e sociedade

AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo. In: . O que é o contemporâneo e outros ensaios. São Paulo: Argos, 2009, p. 55-76
BENJAMIN. Walter. Teses sobre o conceito de história. In: . Magia e técnica, arte e política. Obras completas, volume 1. São Paulo: Brasiliense: 1986,
CAMPOS, Haroldo de. Poesia e modernidade. Da morte do verso à constelação: o poema pós-utópico. In: _ O arco íris branco. Rio de Janeiro: Imago, 1997, p.243-270.
CANDIDO, Antonio. “Crítica e Sociologia”; “A literatura e a vida social” e “Estímulos da criação criação literáária”. In: Literatura e Sociedade. 8ª Ed., SãoSão Paulo: T.A. Queiros / Publifolha, 2000.
CALVINO, Ítalo. “Os níveis da realidade em literatura”. In: . Assunto encerrado. Discursos sobre literatura e sociedade. Trad.: Roberta Barni. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p´. 368-384.
PADILHA, Laura Cavalcante. “Da construção construção identitária a uma trama das diferenças. diferenças. Um olhar sobre as literaturas de língua portuguesa”. In: Revista Crítica de Ciências Sociais. Coimbra: CES, no. 73, 2005. Disponível em https://rccs.revues.org/950
PELLEGRINI, Tânia. “Realismo: postura e método”. In: Letras de Hoje. Porto Alegre, v. 42, n. 4, p. 137-155, dezembro 2007. revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/download/4119/3120
SHOWALTER, Elaine. A crítica feminista no território selvagem. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de. (org). Tendências e Impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p.23- 57.
SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis. São Paulo: Duas Cidades / Editora 34, 2000.

Linha 2: Literatura, linguagens e meios

AZEVEDO, Luciene. Romances não criativos. Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. n. 50, 2017.
Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/24138
CHARTIER, Roger. Escutar os mortos com os olhos. In: Estudos Avançados, v. 24, n. 69, 2010, pp. 7-30. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10510/12252
CLÜVER, Claus. “Inter textus/Inter artes/Inter Media”. Aletria. Revista de estudos de literatura. Belo Horizonte, jul-dez. 2006, p. 11-41. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/poslit .
DARNTON, Robert. PARTE III – A palavra impressa. In: DARNTON. O beijo de Lamourette – mídia, cultura e revolução. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Cia das Letras, pp. 122-201. Disponível em: https://pesquisahistoricaurca.files.wordpress.com/2013/10/robert-darnton-o-beijo-de-lamourette.pdf
GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Trad. Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença - O que o Sentido Não Consegue Transmitir. Trad. Ana Isabel Soares, Rio de Janeiro. Contraponto, 2010.
MAINGUENEAU, Dominique. Oral, escrito, impresso. In: MAINGUENEAU. O contexto da obra literária – enunciação, escritor, sociedade. 2ª ed. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes, pp. 81-100.
RANCIERE, Jacques. Partilha do Sensível: estética e polí